Obras do Anel Viário serão retomadas e trecho do Eusébio deve ser concluído

quarta-feira | 07/03/2018

Oito anos após iniciado, o Anel Viário de Fortaleza, que tem 3km de extensão no município de Eusébio, deve ser retomado neste ano. A obra era para ter sido concluída desde 2012. De acordo com o governo do Estado, agora ela será tocada pelo consórcio SouzaReis /Jurema /Geosistemas. A duplicação da rodovia está com um pouco mais de 65% de execução. O consórcio que ganhou a licitação no ano passado, a Torc Terraplanagem Obras Rodoviárias e Construções/Via Engenharia S.A (Torc/Via), pediu rescisão contratual amigável por estar enfrentando dificuldades para tocar a reforma, segundo nota da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

O orçamento para a conclusão da obra é de R$ 86 milhões. Segundo a Seinfra, o plano de ação será elaborado conjuntamente pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) para correr atrás dos “dias de reduzida movimentação” da obra.

No Eusébio, já foi concluída a ponte sobre o rio Coaçu, faltando ainda 750 metros para a pista chegar a CE-040. A ideia é que seja construído um viaduto sobre a rodovia estadual para que o Anel Viário seja ligado a CE-010, que vai até a Praia do Futuro. A pista existente no Anel Viário está sendo alargada e uma nova em pavimento rígido (concreto) será construída. Ao término da construção, a via terá ainda nova sinalização, faixa de segurança, canteiro central, ciclovias laterais, retornos e acostamentos em uma medida horizontal de 33 metros para melhorar o trânsito da região.

O Anel Viário tem 32 quilômetros, ligando Caucaia e Eusébio. Com início na CE-040 (Eusébio), o trecho cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), CE-065 e BR-020, seguindo até Avenida Mister Hull (BR-222, também em Caucaia).

O secretário de Desenvolvimento Econômico Eílson Gurgel destaca que nas margem do Anel Viário já existe um distrito industrial, com vários empreendimentos, com destaque para a 3Corações, a Poli-Nutri, entre outras. “A conclusão da obra vai facilitar o escoamento da produção tanto para o Porto do Pecém, como para o do Mucuripe, reduzindo as distâncias e trazendo desenvolvimento para o município e para o Estado”, revela.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a duplicação também faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém e interligará o terminal aos quatro principais distritos industriais da Região Metropolitana: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Eusébio. “Por esse trajeto estarão sendo escoados mais de 70% dos produtos de exportação do Estado. Com certeza isso atrairá mais empresas para o entorno do Anel Viário e ampliará o desenvolvimento dos municípios por onde essa importante via passa”, assevera.