Obras do Anel Viário serão retomadas neste semestre, diz Governo do Estado

sexta-feira | 05/05/2017

O município de Eusébio é um dos beneficiados pelas as obras de duplicação do Quarto Anel Viário, que ao ser concluído ligará o município ao Porto do Pecém. Nesta semana, os representantes das empresas que integram o consórcio vencedor – o Torc – anunciaram a retomada do empreendimento e garantiram que o mesmo ficará totalmente pronto em dois anos e meio (810 dias corridos).

A licitação para contratação do consórcio que ficará responsável de finalizar a implantação e duplicação das obras do Anel Viário aconteceu em março de 2017 e foi feito pelo modelo de Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), em que o consórcio ganhador executa o projeto executivo, os estudos ambientais, a obtenção das licenças, o levantamento das áreas de desapropriação e a obra.

O Anel Viário tem 32 quilômetros de extensão, com início na CE-040 (Eusébio). A via beneficia quatro outros municípios pois cruza a BR-116 (Itaitinga), a CE-060 (Maracanaú), a CE-065 (Maranguape), a BR-020 e a BR-222 (Caucaia). A reforma do trecho permitirá melhoria no tráfego da Região Metropolitana de Fortaleza.

No Eusébio a rodovia beneficiará o escoamento da produção das indústrias localizadas no município, como a Eletra, Três Corações. Fábrica Fortaleza, Isofarma, Metal mecânica Maia, Poli Nutri, Haco, Joongbo, Projeart, entre outras. A duplicação também faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, observa que desde janeiro de 2012, quando a obra foi iniciada, que há uma grande expectativa do setor produtivo para que a obra chegue ao seu final. “Atualmente os serviços apresentam 60% de execução, tendo sido concluídas as pontes localizadas sobre o Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos: o do entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte. No Eusébio, há um pequeno trecho para ser concluído até a CE-040 e, logo depois sua ligação a CE-010 que se prolongará até o Porto do Mucuripe” frisou.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a conclusão do Quarto Anel Viário é fundamental para o setor produtivo e para a redução do valor do frete das mercadorias. Ele observa que a rodovia poderá reduzir em até 30% o custo do escoamento das mercadoria até o Porto do Pecém. “A rodovia significa a redenção econômica não só do Eusébio, mas dos outros municípios que serão beneficiados por seu trajeto. Trará com certeza mais indústrias, mais emprego e renda para todos”, concluiu.