Obras do CEI da Tamatanduba estão aceleradas

quarta-feira | 24/07/2019

As obras do Centro de Educação Infantil da Tamatanduba (CEI) estão aceleradas. A nova unidade, que irá atender a demanda do bairro, fica na Rua Ezequiel Campina, próximo a Areninha e terá 789 85m² de área construída, com estrutura capaz de atender até 208 crianças, dentro da faixa de 0 a 5 anos. O projeto prevê, além das quatro salas de aula, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground, entre outros espaços.

A obra, realizada pela empresa Construmaia, está orçada em R$ 1.214.337,76 (Um milhão duzentos e quatorze mil, trezentos e trinta e sete reais e setenta e seis centavos), sendo que desse total, a Prefeitura de Eusébio entra com a contrapartida de RS 220.008,79 (duzentos e vinte mil, oito reais e setenta e nove centavos).

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota, no contexto da política educacional a ampliação do atendimento das crianças de 0 a 5 anos tem sido uma realidade no Eusébio. “O objetivo é garantir que as crianças recebam, nos primeiros anos, um estímulo pedagógico adequado a seu desenvolvimento, abrindo assim uma perspectiva de sucesso para o processo de escolaridade”, observa

O prefeito Acilon Gonçalves, por sua vez, pontua que o novo equipamento vai atender a grande demanda existente no bairro, já que as crianças daquela região atualmente estão sendo atendidas na Escola Edmilson Pinheiro (Autódromo) e no CEI Francisco José dos Santos (Parque Havaí). Essa obra, em parceria com o Governo do Estado, com recursos do BNDES, possibilitará que as crianças sejam atendidas em seu próprio bairro, facilitando a rotina familiar e reduzindo tempo com o deslocamento através do transporte escolar.

Acilon ressalta que o objetivo é dar amplas condições para que as crianças de 0 a 5 anos tenham o espaço próprio para iniciar o processo de estimulação das percepções visual, espacial, auditiva e tátil, bem como o desenvolvimento da coordenação motora; a construção do conhecimento lógico-matemático; o desenvolvimento das linguagens oral e escrita; a atenção; o reflexo; a prontidão de reação; a criatividade e a autonomia. “O CEI está sendo construído nos padrões exigidos pelo Ministério da Educação para facilitar o desenvolvimento pleno das crianças”, enfatiza.