Obras do Polo de Saúde do Eusébio serão aceleradas

quarta-feira | 17/09/2014

O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), relativos às obras de infraestrutura do Pólo Industrial e Tecnológico de Saúde, que está sendo construído no bairro da Precabura, no Eusébio, já foram concluídos e entregues pela Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O ato foi publicado Diário Oficial do Estado da última sexta-feira.

Os estudos da Seinfra são referentes às intervenções urbanas no local, como vias de acesso e instalações dos sistemas de água e energia elétrica. Esse relatório é o pontapé inicial para que as obras civis sejam iniciadas. Para o local, estão acertadas as construções de: uma unidade da Fiocruz, para ensino e pesquisa; uma fábrica de vacinas da Bio-Manguinhos; o Instituto Renato Ascher, a Biofarma e outras 20 empresas do setor farmacoquímico.

A área que abrigará o pólo terá um total de 500 mil metros quadrados. Somente com a instalação da Fiocruz e da Bio-Manguinhos, os investimentos alcançarão R$ 310 milhões. A

Fiocruz tem parceria com a empresa israelense Protalix BioTherapeutica. Já a Bio-Manguinhos tem previsão de investir na obra de sua sede, cerca de R$ 170 milhões.

A Bio-Manguinhos vai produzir vacinas e biofármacos, por meio de uma plataforma vegetal,

que utilizará, entre outras matérias-primas, folha de tabaco, em uma tecnologia inovadora ainda inexistente no Brasil, que atenderá tanto ao mercado nacional, como poderá também

ser importada. A fórmula poderá ser utilizada para desenvolver vacinas para diversas doenças, como a febre amarela.

Para uma expansão futura do pólo, a Prefeitura de Eusébio instituiu uma Área para Equipamentos Especiais (AEE), de aproximadamente 80 hectares, na qual deverá se situar o Corredor de Servidão dos Sistemas de Infraestrutura projetados. A expectativa anunciada no ano passado era de que a planta de desenvolvimento tecnológico estivesse pronta em 2016, e começasse a produzir em 2017.

O Prefeito Júnior observa que a liberação do EIA/Rima é um passo importante para o avanço das obras. No terreno que abrigará a Fiocruz, podem ser vistas as colunas da sede da instituição que já foram erguidas. Na área que abrigará a fábrica de vacinas da Bio-manguinhos já foi realizado o serviço de terraplanagem. Mais de 100 operários trabalham no local.

Com a construção da infraestrutura urbana, o prefeito entende que as obras do Polo serão

aceleradas. “O Polo Tecnológico de Saúde do Eusébio começa a ser delineado com suas obras em franco desenvolvimento. Esse empreendimento, que abrirá diversas oportunidades de emprego, representará uma nova fase de crescimento não só para o Eusébio, mas também para o Ceará”, afirmou.

Com informações do Diário do Nordeste