Operação Eusébio Tranquilo atende 12 ocorrências de poluição sonora no fim de semana

segunda-feira | 29/11/2021
Essa foi a primeira edição da Operação Eusébio Tranquilo (Foto: Jully Lioba)

A Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) realizaram neste fim de semana a primeira edição da Operação Eusébio Tranquilo, que visa combater os crimes de poluição sonora no município. Os trabalhos tiveram inicio ainda na sexta-feira, 26, sendo concluídos no início da tarde do domingo (28). Ao todo foram atendidas 12 ocorrências de poluição sonoras denunciadas.

Nesse primeiro momento a abordagem é educativa, isto é, os membros da Guarda Municipal e os fiscais da AMMA se dirigiram aos locais e solicitaram a cessação da poluição sonora, mas no caso de reincidência poderá ser emitida uma notificação de infração, que poderá acarretar apreensão do equipamento que está ocasionando a poluição sonora e caso seja estabelecimento comercial este pode ser fechado e ainda pagar uma multa que vai de 5 a 50 mil reais.

As blitz aconteceram em vários pontos da cidade e foram acionadas pela propria população. Participaram da Operação, pela Guarda Municipal o Comandante Wilson, o motorista Dhiomes, os guardas Francizete e Erivan e pela AMMA o servidor Souza Gomes. Segundo o presidente da AMMA, Israel Araújo, essa foi a primeira operação. “Acreditamos que após a quarta ou quinta operação conseguiremos reduzir em até 60% o numero de casos de poluição sonora, que hoje representa quase 90% das ocorrências denunciadas pela população”, disse.