Oscar Feitosa e Josefa Sá recebem o Prêmio Escola Nota 10

sexta-feira | 07/06/2019

As escolas Oscar Feitosa de Paiva e Josefa Sá foram agraciadas com o Prêmio Escola Nota 10, edição 2018, em solenidade realizada, nesta quinta-feira (06), no Centro de Eventos do Ceará. Elas ficaram entre as 150 melhores escolas do Estado que conseguiram resultados acima da média na alfabetização ao término do 2º ano, a partir de informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Os avanços são provenientes do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido no município, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

A comitiva eusebiense na solenidade contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves; da primeira-dama Marta Gonçalves; da Secretária de Educação, Goretti Frota; técnicos da Educação, diretores, coordenadores, professores, alunos e familiares das escolas agraciadas. O deputado Bruno Gonçalves também esteve presente ao evento, prestigiando o município.

A secretária Goretti Frota observou o Eusébio teve duas escolas agraciadas com o Prêmio Escola Nota 10, devido a alguns critérios de desempate, mas 50% das escolas do município já atingiram a nota máxima. “Esse resultado é fruto de um trabalho integrado, planejado, e que coloca em primeiro lugar o aluno. Somando-se a isso, temos um gestor de visão que trabalha fortemente com o social visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Educação liberta e traz progresso para todos”, disse.

As escolas Oscar Feitosa de Paiva, que fica localizada no Pires do Façanha e Josefa Sá, no bairro Urucunema, receberão, cada uma, o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.000,00 por cada aluno avaliado. Para conquistar a premiação, as escolas devem ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série avaliada, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a premiação é resultado do esforço comum da gestão e de todos que fazem a Educação no município, além de uma política continuada de investimentos, que tornaram a Educação do Eusébio referência no CREDE 1. Segundo afirma, o município teve um acréscimo de quase dois mil alunos nas matriculas deste ano, com relação ao ano passado. “Tivemos que nos adaptar a mudança, sem prejudicar a qualidade do aprendizado. Mas queremos mais. Neste ano tivemos 50% de nossas escolas consideradas nota 10, mas queremos todas nesse patamar. Vamos continuar trabalhando para isso”, ressaltou.

O Governador Camilo Santana disse que o Ceará saiu em 2007 de 39% de alunos alfabetizados na idade certa para praticamente 90% das crianças do 2° ano alfabetizadas em 2018. “Todos os indicadores têm melhorado. No ano passado tivemos os melhores resultados desde quando o Programa (de Alfabetização na Idade Certa) se iniciou e é por isso que o Ceará hoje tem o reconhecimento de ter a melhor educação pública do Ensino Fundamental do país. Inclusive, no último IDEB, das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 são do Ceará”, comemorou.