Outubro Rosa: Mutirão de Mamografias será realizado no dia 19 de outubro

segunda-feira | 16/10/2023

A Prefeitura de Eusébio realiza nesta quinta-feira (19) mais um Mutirão de Mamografias de 2023. Excepcionalmente nesse mês de outubro, os exames serão apenas no dia 19, em virtude de o Caminhão Amigo do Peito ir para outras cidades. Serão disponibilizadas 80 mamografias das 7h às 13h. Não haverá atendimento no horário da tarde.

Os atendimentos serão Caminhão Amigo do Peito, que ficará no estacionamento do Centro Especializado em Reabilitação (CER). O público alvo dessa ação são mulheres com idade entre 40 e 69 anos de idade. As pacientes que irão fazer os exames de mamografia são previamente agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo Yara Steremberg, Assessora Especial de Políticas para Mulheres de Eusébio, destaca que a previsão é de que até o final do ano, sejam realizadas 1200 mamografias. “Esperamos que até o final deste ano, tenhamos realizado 1.200 exames de mamografias aqui no município. O último mutirão de 2022 será no mês de novembro”, destacou Yara Steremberg, assessora especial de Políticas para as Mulheres.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves, pontua que a prevenção é o caminho mais certo para o combate ao câncer de mama. “Estamos em Outubro, mês em alusão a prevenção do câncer de mama. Mas, a prevenção contra o câncer tem que ser constante. As mulheres precisam fica atentas a qualquer alteração na mama e procurar o atendimento na unidade de saúde mais perto de sua casa. O diagnóstico precoce pode prevenir uma situação mais crítica e fazer um tratamento adequado”, pontuou.