Ouvidoria da AMMA proporciona o atendimento mais ágil das demandas dos eusebienses

quinta-feira | 01/02/2018

A Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) conta desde 2017 com um canal de comunicação mais direto com a população de Eusébio, a Ouvidoria da AMMA, onde os cidadãos pode fazer sugestões, elogios, reclamações, criticas, denuncias, solicitações de serviços e também pedir informações. Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, o canal tem um importante papel, pois, é um dos mecanismos que mais auxiliam na participação do cidadão em relação à melhoria dos serviços públicos.

Celso destaca que a intenção da AMMA é proporcionar um canal prático e de fácil acesso aos usuários do serviço público. Ao receber o pedido ou informação do cidadão, o serviço encaminha ao setor responsável para a solução do pedido, ao mesmo tempo em que, cobra resultados e dá a resposta sobre a demanda ao solicitante no prazo estabelecido. Segundo o responsável pelo setor Wilson Araújo, dependendo da demanda, a resolução ocorre na mesma semana e ou no mesmo dia, no caso de queimadas e despejo de resíduos.

Ele observa que as contribuições e pedidos dos munícipes são encaminhados para os órgãos competentes seja com relação ao meio ambiente, controle urbano ou fiscalização. “A AMMA têm o controle ambiental e urbano. Dependendo da denuncia, ela é encaminhada para um desses setores ou para a fiscalização. Geralmente é visto na mesma semana, quando é algo mais urgente se faz a fiscalização na hora. A partir daí gera um Termo de Ajuste de Conduta, multa ou outras medidas compensatórias e o infrator é obrigado, por meio do TAC, a se ajustar e regularizar a situação”, declara.

Segundo Wilson, a maior queixa da população é com relação as queimadas irregulares, que é o carro chefe das denúncias. Depois vem poluição sonora, por uso de paredões e a poluição hídrica, junto com despejos irregulares de resíduos.

O contato com a Ouvidoria pode ser feito de várias formas. O atendimento é de 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Os telefones de contato são: 3260 3663, 3260 3615 ou pelo Whatssapp (085) 99769 7380. Os emails são: ouvidoriaamma@gmail.com ou amma_ouvidoria@eusebio.ce.gov.br.

Segundo Wilson, o cidadão também pode utilizar o link: http://177.19.248.173:8001/dataged/index.asp para cadastrar sua reivindicação, elogio ou critica, tendo em mãos o número do CPF, número de celular e croqui de localização do pedido. Ele observa que essa ferramenta agiliza o processo porque vai direto para o sistema da AMMA.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, muitas Instituições Públicas adotam a ouvidoria como ponto de apoio no processo de modernização de suas unidades, buscando captar através de seus usuários o compartilhamento de suas ações com os anseios da sociedade, elevando o seu nível de eficiência e eficácia em meio à recuperação e consolidação da imagem do Serviço Público. “Temos uma Ouvidoria Geral do município e esse sistema possibilita a aproximação para com os cidadãos, mediante uma comunicação acessível e direta, um bom relacionamento democrático com a sociedade, a identificação de necessidades dos usuários, entre outros benefícios”, destaca.