Ouvidoria de Saúde encaminha demandas dos usuários para a Gestão Municipal

sexta-feira | 30/11/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, mantém o serviço de Ouvidoria de Saúde, que tem como objetivo fazer a ponte entre os usuários dos serviços de saúde do Eusébio e a gestão municipal. O órgão tem a frente o servidor Carlos Ruben Barbosa, que há 10 anos realiza esse trabalho junto a população eusebiense.

Segundo Carlos Rubén, as reclamações mais comuns são relativas a transporte de pacientes, atendimento nas unidades de saúde, acolhimento e prestação de serviços, entre outras. “Todas as reclamações e demandas, encaminho para os órgãos competentes e faço o acompanhamento até a resolução do problema. Tenho boa receptividade do secretário de Saúde, Mário Lúcio, e demais auxiliares e na medida do possível conseguimos solucionar a maioria dos problemas, apesar das dificuldades, quanto a recursos e licitações que necessitam ser encaminhadas”, frisou.

Para o próximo ano, a intenção da Ouvidoria de Saúde é que a equipe seja reforçada com a presença de uma assistente social, para oferecer um serviço de melhor qualidade para a população, inclusive quanto a agilidade das respostas. “A presença de um profissional na área de saúde é fundamental no processo de desenvolvimento da Ouvidoria. Com isso ganha a população e administração, que dará melhores respostas as demandas existentes”, frisou. O telefone de contato da Ouvidoria de Saúde é o 98501 2373.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a ouvidoria é um serviço apropriado para que a população, no exercício da cidadania, participe da gestão, por meio das manifestações (reclamações, solicitações, pedidos de informações, sugestões e elogios) visando ao aprimoramento dos serviços oferecidos para a satisfação dos usuários do sistema municipal de Saúde. “Contamos com a participação de todo cidadão potencialmente beneficiário dos serviços, junto a Ouvidoria da Saúde. Ele pode se manifestar espontaneamente em qualquer momento e lugar e auxiliar na melhoria dos nossos atendimentos e serviços”, disse o gestor municipal.