Pagamento do IPTU em dia beneficia projeto social premiado e a manutenção da cidade de Eusébio

quarta-feira | 17/02/2021
A manutenção e limpeza das praças públicas em Eusébio é um dos serviços mantidos com os recursos oriundos dos impostos no município (Foto: PME/Divulgação)

Os benefícios gerados à população eusebiense decorrentes das contribuições do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não se restringem apenas à administração geral e finanças. Elas repercutem em todas as áreas, inclusive no meio ambiente. Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano de Eusébio (AMMA), Israel Araújo, um exemplo dessa repercussão é o Projeto de Coleta Seletiva do município, um projeto solidário e premiado nacionalmente.

“Destaco a atuação da Associação de Catadores do Eusébio que promove essa coleta seletiva em nosso Município. Trata-se de um projeto exemplar e cuja ação é objeto de tentativa de replicação em diversos municípios cearenses. Somos referência nessa área, um exemplo a ser seguido. Poucos sabem, mas a Prefeitura, na gestão do prefeito Acilon Gonçalves é responsável pelo bom desempenho da nossa Coleta Seletiva. São contribuições como a do IPTU que permitem o repasse à AMMA dos valores que custeiam os salários dessa categoria de catadores e a manutenção da atividade”, destaca Israel Araújo.

Ele ressalta que sem o recurso do IPTU, provavelmente a AMMA não teria condições de arcar sozinha com o necessário à subsistência desse importantíssimo serviço. Avalia que além de manter a cidade limpa, o projeto promove a reciclagem e a educação ambiental responsável dos cidadãos, gera um impacto social de relevante significado às famílias dos catadores e em todo o ciclo direto e indireto dessa atividade.

Outra ação importante que o IPTU proporciona através da AMMA é a limpeza e manutenção das praças públicas. A AMMA mantém uma equipe exclusiva para limpeza e manutenção das praças públicas e verdes inseridas aqui no Eusébio. “Contamos com 13 servidores que se dedicam apenas a essa importante missão de manter os espaços utilizados pelas nossas famílias e jovens. Os serviços são os mais variados e objetivam a conservação desses espaços de convivência. Realizamos a limpeza com a utilização de roçadeiras para alinhamentos dos gramados e jardins, recuperação/substituição de bancos, lixeiras e também as calçadas das praças. Nossa equipe alterna entre o Polo de Lazer (que exige atenção permanente) enquanto os demais atendem a uma ou duas praças diariamente”, assevera.