Pagamento do IPTU em dia garante transporte gratuito para milhares de eusebienses

quarta-feira | 02/03/2022
O TRUE transporta entre 80 a 100 mil passageiros por mês em suas 12 linhas (Foto: PME/Arquivo)

O mais antigo sistema de transporte gratuito do Ceará e do Nordeste, o Transporte Regular Urbano (TRUE) de Eusébio, chega aos 12 anos de existência transportando uma média de 80 a 100 mil passageiros por mês. Esse serviço tem largo alcance social impactando fortemente na melhoria da renda mensal familiar. O TRUE é um dos programas sociais mais exitosos do Eusébio, servindo de exemplo para outros municípios e só existe devido o bom ambiente fiscal que o município tem experimentado e a resposta do contribuinte ao pagar seus impostos em dia.

Grande parte dos recursos direcionados para o TRUE advém dos impostos municipais, como IPTU. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a receita oriunda do IPTU tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar dos habitantes, destinando a receita para saúde, educação, limpeza pública, TRUE, Renda Mínima e outras áreas de interesse social do município.

“A sustentabilidade da cidade só pode ocorrer quando a Prefeitura conta com essa contrapartida dos cidadãos, e nesse cenário o IPTU é essencial para mantermos os serviços públicos com qualidade. Os cidadãos podem fiscalizar a destinação dos impostos, para assim contribuir com o desenvolvimento do município, e consequentemente assegurar que todo dinheiro arrecadado seja revertido em obras e serviços para o povo”, pontuou.

Atualmente o TRUE dispõe de 12 rotas, de segunda a sexta de 05h até as 22h20 e de 08 rotas aos sábados das 06h até as 22h20, saindo do Mercado Central de Eusébio, atendendo todas regiões do município. Qualquer cidadão pode ter acesso ao sistema basta estar em algum ponto de ônibus dentro do município de Eusébio e sinalizar para a parada do veículo. Todos os veículos contam com elevador para acessibilidade de cadeirantes, com Wi-Fi gratuito e agora com o APP Meu Ônibus TRUE, onde o cidadão fica sabendo em tempo real que horas o veículo passa na parada mais próxima de sua casa.