Parceria amplia número de testes de Covid-19 realizados por dia no Eusébio

sexta-feira | 22/01/2021

No próximo sábado, 230 novas doses serão aplicadas nos profissionais do SAMU sediado no município (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Laboratório Central do Estado e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está possibilitando a realização de testes para Covid-19 de forma mais célere no município. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiros, duas equipes volantes de coleta descentralizada estão em campo permitindo a realização de 40 a 70 exames por dia. Os testes que são encaminhados com maior brevidade para o laboratório que apresenta os resultados também em um prazo mais curto.

“Essa parceria tem sido importante, porque com os resultados saindo de forma mais rápida, é possível monitorar de modo mais aproximado a situação clínica dos pacientes e de sua família”, disse o secretário, esclarecendo que essa testagem está sendo realizada em profissionais de saúde e em ‘comunicantes’, isto é, cidadãos que tiveram contato com pessoas contaminadas ou que apresentam sintomas. Observa que esses exames são realizados respeitando a privacidade dos pacientes.

SAMU

Com relação a vacinação contra Covid-19, a Secretaria de Saúde do Município recebeu 230 novas doses do Governo do Estado, que serão aplicadas neste próximo sábado, 23, nos profissionais do SAMU sediados no município. Mesmo cabendo ao Estado a responsabilidade da vacinação desses profissionais, que são funcionários do Estado, a Prefeitura decidiu ficar à frente desse trabalho auxiliando no esforço que vem sendo realizado para a imunização dos grupos de maior risco definidos pelos protocolos de saúde.

O prefeito Acilon Gonçalves afirma que o município continua em alerta para receber o segundo lote de vacinas e destaca que a tendência é que esse processo seja acelerado com a compra, pelo Governo do Estado, de mais doses de outros laboratórios. “Estamos realizando todos os esforços para que a vacina chegue com maior rapidez, mas peço aos moradores que continuem mantendo os cuidados para que evitemos novos casos. Estamos há três meses sem óbitos no município, e queremos manter essa tendencia. Contamos com a colaboração de todos, usem máscara, higienizem as mãos e mantenham a distância das demais pessoas,” pontuou.