Parceria entre a Prefeitura de Eusébio e Hemoce realiza ação para doação de sangue

sexta-feira | 10/09/2021
O projeto tem como objetivo receptar a doação de sangue e o cadastro de medula óssea em municípios que ainda não possuem unidades fixas do Centro (Foto: Hemoce/Divulgação)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), responsável por planejar e executar a política de coleta de sangue no Estado, em parceria com a Prefeitura de Eusébio, realiza no dia 17 deste mês, das 9h às 16h, no NAEC (Secretaria da Cultura), o Projeto Hemoce na Minha Cidade, que tem como objetivo receptar a doação de sangue e o cadastro de medula óssea em municípios que ainda não possuem unidades fixas do Centro.

De acordo com Nágela Lima, Coordenadora da Captação de Doadores do Hemoce, o projeto “Hemoce na minha cidade” é uma forma de facilitar o acesso aos locais de coletas externas e as parcerias ajudam muito a promover a doação de sangue. “É uma forma de irmos ao encontro da população. Muitas vezes a gente entende que torna-se difícil o doador que mora na Região Metropolitana ou em outros municípios, vir a Fortaleza realizar essa doação. Então, o Hemoce vai ao encontro da população, facilitando assim o acesso aos locais de coletas externas e de certa forma nos ajuda a garantir um estoque sempre seguro e dentro da margem de segurança transfusional”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. “É importante as pessoas terem essa consciência de que um ato simples como esse pode estar auxiliando outras pessoas a recuperarem sua saúde. E um dia ela poderá também precisar dessa solidariedade”, afirma.

Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. O Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no País.

No Ceará, são quatro Hemocentros regionais, um Hemonúcleo que fica em Juazeiro do Norte e dois postos de coleta em Fortaleza, sendo um na Praça das Flores e outro no IJF. Além do Hemoce Coordenador que fica na Avenida José Bastos, na Capital cearense.