Parceria entre Eusébio e Etice deve trazer melhorias no atendimento da população

quinta-feira | 21/01/2021
Essa foi a primeira reunião presencial entre a Empresa e a Prefeitura. Antes foi realizada uma reunião virtual, dando início ao processo de parceria (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento, recebeu, nesta quarta-feira (20), uma equipe de técnicos da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), quando foram apresentados os produtos de tecnologia da informação que a Instituição possui com o objetivo de otimizar os processos administrativos da prefeitura. Essa foi a primeira reunião presencial entre a Empresa e a Prefeitura. Na terça-feira (19) foi realizada uma reunião virtual, visando o início de uma possível parceria.

Segundo o secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini, o prefeito Acilon Gonçalves o orientou a procurar a Etice, que é uma empresa que já tem um kow how de 20 anos no mercado, para que ela apresentasse um plano de trabalho de desenvolvimento da tecnologia da informação. “Tivemos uma reunião virtual com o corpo de secretários e assessores e agora estamos nos encontrando na prática para que a Etice possa fazer uma proposta. Vamos fazer avaliação completa de toda rede de tecnologia da informação nas 90 unidades administrativas, envolvendo 40 escolas, e esse plano comtemplará tanto a parte de rede lógica como física também. Isso refere-se a cabeamento, computadores e toda tecnologia para dar agilidade e melhorar os processos de atendimento para a população”, ressaltou.

Cialdini destaca que até esta sexta-feira (22) será repassado um diagnóstico sobre o que a Prefeitura Municipal possui de Tecnologia de Informação e os custos de logística atuais. Pontua que, a partir daí, a Etice poderá trabalhar e dar um retorno sobre as necessidades do município, inclusive um orçamento. “O município terá que investir nessa área para ter melhores resultados. O processo está andando rápido e creio que a sistemática poderá ser iniciada ainda neste mês de janeiro”, afirmou.

O analista de sistema da Etice, Luís Diego Sousa e Silva, disse que a ideia é montar um plano para disponibilizar uma rede de melhor qualidade para a população, escolas e órgãos públicos. “O plano vai desde a segurança até a internet em si. Com relação a rede, temos o Cinturão Digital que é um projeto que atende todo o governo e a prefeitura de Eusébio vai fazer parte desse programa. Vamos trazer fibra ótica para cá. Estamos falando de qualidade de acessos superior. Isso faz total diferença no desempenho dos servidores como também da população, pois poderão acessar um sistema mais confiável e mais rápido, entre outras melhorias que a tecnologia permite,” detalha.

O presidente do Instituto de Previdência do Município de Eusébio (IPME), Diego Matos, observa com relação a essa parceria, que a unificação dos sistemas de conectividade, em termos de estrutura em todo o município, trará uma melhoria imensa na mobilidade dos dados, principalmente quanto as demandas geradas pela Lei Geral de Proteção aos Dados, que determina que todos os municípios e órgãos devem se adequar. “Agora, fazer essa infraestrutura física em nível global, vai facilitar a comunicação principalmente entre os órgãos, o que vai agilizar muito os processos”, afirma.

Educação

O secretário de Educação de Eusébio, Júlio Cesar da Costa Alexandre, disse que a reunião trouxe muitas expectativas principalmente para as escolas. “O conhecimento hoje está aberto a todas as pessoas e para que isso aconteça temos que ter conectividade dentro das escolas. Se a rede puder ser acessada com qualidade vamos ter todo um controle metodológico e isso vai levantar muitas possibilidades de as escolas trabalharem. Temos 40 escolas e temos alguns espaços que a conectividade não pode faltar como na gestão administrativa, na sala dos professores, e em particular nos laboratórios voltados para os alunos”, comenta.

Segundo ele, a ideia é que cada escola tenha um laboratório com a conectividade garantida. Diz que essa parceria com a Etice levanta mil possibilidades, “principalmente no momento que estamos vivendo da pandemia, pois as aulas remotas deverão ter permanência durante esse processo e temos que aprender a conviver com isso. Esse é um passo dado pela Prefeitura muito grande no que diz respeito a educação,” assevera.

Nesta quarta-feira (20), a equipe da Etice já iniciou os trabalhos no município e se reuniu com o Setor de Tecnologia da Informação (TI). Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a ideia de buscar a Etice para a realização dessa parceria é estabelecer um diagnóstico dos processos tecnológicos da prefeitura como forma de traçar metas e assim, melhorar a informatização das demandas do executivo municipal dando resultado imediatos para a população. Estiveram presentes na reunião o secretário de Finanças Alexandre Cialdini; secretário de Educação, Júlio César da Costa Alexandre; o presidente do IPME, Diego Matos, e a equipe de analistas da área de Tecnologia da Informação da Prefeitura e da Etice.