Parceria entre Eusébio e TRE garante urnas eletrônicas para a eleição dos grêmios estudantis

quinta-feira | 16/03/2017

A Prefeitura do Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município (Seduce), acertou uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) visando a realização das eleições dos grêmios estudantis, que ocorrem no dia 5 abril. A parceria foi firmada pelo Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) para que a escolha dos membros dos colegiados seja realizada através de urnas eletrônicas. O pleito acontecerá nas 16 escolas do Ensino Fundamental II.

De acordo com a secretária de Educação, Goretti Martins, as eleições dos grêmios estudantis tem grande apelo na comunidade escolar, devido a importância que eles têm, junto aos alunos, ao possibilitarem o protagonismo juvenil, bem como o desenvolvimento do aluno e o seu senso crítico.

Atualmente os Grêmios Estudantis são os seguintes: Atividade Jovem (Escola do Cararu); União Faz a Força (Elisbão Pio); Força Jovem (Guaribas), Evolução Jovem (Izídio José Campina); Geração Consciente (Santa Clara); Tudo é Possível (Neusa de Freitas Sá); Atitude Jovem (Josefa Sá); Juventude e Participação (Mário Sales); Juventude e Vida (Evandro Ayres de Moura), Inovação (João de Freitas); União Faz a Força (Francisco Tavares de Abreu); Força Jovem (Eduardo Alves) e Jovens Realistas (Paulo Sá). Além dos grupos das escolas Lagoinha, São Miguel e Otoni Sá.

O prefeito Acilon Gonçalves entende que os grêmios estudantis representam os interesses dos estudantes na escola, abrindo espaços para que os alunos discutam, elaborem e fortaleçam ações no próprio ambiente escolar e na comunidade do entorno. “O grêmio é uma ferramenta importante na formação cidadã dos alunos, pois através de sua organização eles passam a discutir, interferir e se posicionar na comunidade escolar e, por conseguinte na sociedade. Na Escola, eles passam a ser ouvidos, a opinarem sobre a administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões. Essa experiência, com certeza, é para a vida toda”, conclui.