Parceria entre Prefeitura e IFCE propiciará a elaboração do Inventário de Oferta Turística do Eusébio

sexta-feira | 20/04/2018

O município de Eusébio terá seu Inventário da Oferta Turística. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através do Laboratório de Políticas Públicas de Turismo, no Campus Fortaleza. Com o intuito de elaborar o inventário, o Eusébio estará recebendo entre os dias 23 e 26, deste mês, a visita de 30 alunos da disciplina Planejamento Turístico 2, e três coordenadores, que estarão visitando equipamentos públicos e particulares com potencial turístico, catalogando e avaliando cada um

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, o inventário já é previsto pelo Ministério do Turismo e fica a cargo dos municípios a captação e realização deles. “É uma espécie de coleta de dados extremante importante para se formular as políticas publicas e de turismo do município”, revela.

Ele observa que para o Eusébio elaborar e realizar alguma intervenção para melhorar, aperfeiçoar e estimular os atrativos e transformá-los em destinos turísticos, a realização desse trabalho é fundamental. “No momento que se faz o inventário pode fazer um planejamento ou fazer um roteiro integrado com outros municípios uma espécie de consorcio na área de turismo”, assevera.

Segundo o professor Marco Túlio, do IFCE, o inventário vai funcionar como uma espécie de Raio X do município, mostrando suas potencialidades, fragilidades e oportunidades externas e internas, além das ameaças que possam atrapalhar o desenvolvimento das atividades turísticas do município. “A prefeitura poderá utilizar, através da Secretaria de Cultura e Turismo, os resultados. Com os dados organizados poderá construir um banco de dados e atualizá-los constantemente”, pontua.

Ele ressalta que além do inventário, será entregue também à Prefeitura, um diagnostico de oferta que vai mostrar os pontos fortes e fracos e uma analise mais especifica sobre as oportunidades, aspectos internos e externos e as ameaças que podem atrapalhar. “O município poderá utilizar os dados para formular políticas publicas, planejar melhor as atividades turísticas e ao mesmo tempo utilizar os dados para projetos de desenvolvimento e captação de recursos junto ao Ministério do Turismo e outros órgãos que exijam dados qualificados do município,” destacou.

O professor argumenta que o trabalho é realizado em algumas fases. “Na primeira, treinamos os alunos que vão aplicar os formulários do inventário. São três formulários: o A que trabalha mais com a caracterização do município e de todos os aspectos pertinentes; o formulário B, vai trabalhar com um levantamento, principalmente dos meios de hospedagem, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, churrascarias, com caracterização desses equipamentos e o C, que vai mexer com os atrativos naturais e culturais”.

Inicialmente, afirma o docente, os alunos realizam a pesquisa de gabinete com todo o levantamento solicitado pelos três formulários. A outra fase é da execução da pesquisa de campo, onde confirmarão as informações coletadas no gabinete. Depois a digitalização e tabulação das informações. A próxima fase é o diagnostico dos dados e por ultimo a apresentação.

Conforme o prefeito Acilon Gonçalves, o inventário se mostra uma ferramenta que auxilia a gestão na área na avaliação, previsão, discussão e orienta para ações a serem realizadas para o desenvolvimento, com vistas ao registro das peculiaridades e de seus pontos fortes, com vistas a formação de um produto turístico coeso e que gere fluxo ao local, consequentemente fortalecendo a economia e promovendo transformações de ordem social e cultural. “Com esse trabalho queremos preparar o Eusébio para explorar seu potencial turístico de forma mais coesa e organizada. Temos um grande potencial a ser explorado que pode trazer mais empregos e renda para a cidade”, concluiu.