Parceria traz para o Eusébio o ‘Movimento Prevenção’, beneficiando 800 estudantes

quinta-feira | 27/12/2018

O Eusébio foi contemplado com a realização do Movimento Prevenção, iniciativa idealizada pela equipe do Sistema Integrado de Prevenção/Juventude em Ação, da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Estado (SPD), em parceria com a Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas. Um total de 800 estudantes do ensino médio foram beneficiados.

O Movimento Prevenção é desenvolvido através da aplicação do jogo interativo “Na Trilha da Prevenção”. A ideia é atender demandas no âmbito da prevenção às drogas encaminhadas por instituições educacionais governamentais e não-governamentais, bem como grupos da sociedade civil organizada. A ação é pontual.

O Movimento Prevenção foi realizado na Escola de Ensino Fundamental e Médio Ana Bezerra de Sá, envolvendo 800 estudantes. Os jovens elogiaram a iniciativa, considerando a utilização de linguagem descontraída e acessível para o aprendizado sobre as drogas e suas consequências para a saúde de uma forma reflexiva, critica e solidária.

Um destaque no Movimento Prevenção no Eusébio foi a participação da estudante Jenny Ashman, da Universidade Linnaeus, na Suécia. Graduanda em Ciências sociais, com ênfase em paz e desenvolvimento, a jovem acompanhou a ação junto aos alunos e elogiou o programa da SPD por ampliar os conhecimentos científicos e éticos sobre álcool e outras drogas articulados com a vida cotidiana. “Para mim, foi uma nova experiência, um grande aprendizado”, afirmou.

A gerente do SIP/JA, psicóloga Miriam Barreto, enalteceu a receptividade da comunidade escolar ao Movimento Prevenção e reforçou a importância da democratização das informações sobre o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, articuladas com a vida cotidiana. “É essencial aprender a dizer não em um ambiente onde a pressão das pessoas é intensa para que se faça uso de álcool e outras drogas”, ressaltou.

Segundo a Assessora Especial Sobre Drogas do Eusébio, Micheline Said Bravo, o Eusébio foi escolhido para a implantação do projeto piloto no Ceará. “Devido o sólido trabalho que já vem sendo realizado desde 2007 aqui no município, com amplos resultados favoráveis, recebemos essa deferência”, frisa.

Ela pontua que trabalho nas escolas, que consiste na realização do jogo “Na Trilha da Prevenção”, envolve oficinas para pais e responsáveis, concursos artístico-culturais e ações voluntárias. Além disso, a atividade será levada para a comunidade onde o aluno reside. “Esse é um modelo novo de intervenção, já que antes, o trabalho estava restrito às escolas”, revelou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o município de Eusébio é referência no Ceará no combate e prevenção ao uso indevido de drogas, bem como no tratamento de usuários. “Hoje, temos ciência que a prevenção é o método mais eficiente e menos doloroso contra o uso de drogas lícitas e ilícitas. Essa parceria com a SPD tem sido salutar para despertar um novo amanhã para os usuários. Além disso, continuamos com as ações para que nossas crianças e jovens direcionem suas vidas para as práticas saudáveis e edificantes”, concluiu.

Crédito: informações e fotos da SPD/CE