Participantes de cursos da Prefeitura de Eusébio abrem seus próprios negócios

quarta-feira | 14/02/2018

Os cursos realizados pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), vêm dando frutos e mudando a vida de muitas famílias do município. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, além da capacitação, são realizados cursos de empreendedorismo, que dão ferramentas para que os participantes iniciem seus negócios próprios. É o caso da dona de casa Mara Wathana Nascimento, moradora do Jabuti Km 20, que participou do curso de confecção de chocolates, em janeiro de 2017. Um ano depois ela já está conseguindo complementar a renda familiar.

Hoje, Wathana produz Ovos de Páscoa, trufas, pirulitos de chocolate para aniversários e cestas cheia da guloseima. Segundo Mara, com um empréstimo inicial de R$ 80,00 ela conseguiu comprar o material necessário, comercializou a produção, pagou o empréstimo e conseguiu adquirir novos materiais para continuar a produção. Ela utiliza as redes sociais para vender os produtos e recebe encomendas até de outros municípios, como Aquiraz e Horizonte, através do endereço @marawathana.

Outra que está conseguindo uma boa renda para complementar o orçamento doméstico é Maria Luciene Gonçalves da Silva, também residente no Jabuti Km20. Ela fez os cursos de Chocolate, Empreendedorismo e Reciclagem. Diz que decidiu iniciar a produção de claviculários e porta objetos com materiais recicláveis que vem dando resultados. “Aproveito materiais descartados e produzo os fuxicos para embelezar o material, além disso, uso tecido, lantejoulas e outros materiais para que o trabalho fique bem apresentável,” afirmou.

Já a estudante Ana Alice diz que faz todos os cursos que são oferecidos no CRAS do Jabuti. “Já fiz de empreendedorismo, oficina de chocolates e artesanato. Estou querendo começar a produzir chocolates em minha própria casa e em breve ter meu próprio negócio. Quero agradecer a Prefeitura por dar essa oportunidade à população de buscar seu sustento. Agora é só esperar a reativação do Fundo de Capitalização e Apoio aos Pequenos Negócios (Funcap) que o prefeito Acilon Gonçalves nos prometeu para iniciar a minha empresa”, afirmou.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a ideia é desenvolver o empreendedorismo na Cidade gerando renda e novos empregos. “Para os que querem o trabalho autônomo, a prefeitura está reformulando o Funcap, que é o Fundo Municipal de Apoio a Pequena Empresa, para que, dessa maneira, sejam financiados pequenos negócios, que possibilitem às diversas famílias a garantia de uma renda mensal para o seu sustento”, revelou.

O fundo, segundo Acilon, visa o financiamento a indivíduos, famílias e grupos comunitários organizados de baixa renda, que desenvolvam atividades de prestação de serviços e fornecimentos de bens. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves (PSB) o Funcap é uma forma de fortalecer a economia do Município e gerar emprego e renda.