Pioneiro no Brasil, Eusébio cria o Programa de Erradicação do Câncer de Colo do Útero

quinta-feira | 22/06/2023

Nesta segunda-feira (19), o Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, apresentou novos projetos de lei no Plenário da Câmara Municipal de Eusébio, dentre eles, o Programa de Erradicação do Câncer de Colo do Útero no Município do Eusébio. Por meio desse programa, a Secretaria Municipal de Saúde ou órgão equivalente continuará disponibilizando a prevenção de câncer ginecológico para todas as mulheres de 18 a 64 anos nas suas Unidades Básicas de Atenção à Saúde, agora com busca ativa, em periodicidade não superior ao protocolo do Ministério da Saúde.

A maneira mais forte e combater esse tipo de câncer é a vacina contra o HPV para pessoas com idade entre 9 e 15 anos incompletos, como destaca o prefeito Acilon Gonçalves. “Nós temos que acabar com o HPV na nossa cidade e a maneira mais forte é a vacinação. A vacina protege contra 70 a 80% do vírus do HPV.  Todas as crianças, homens e mulheres deverão ser vacinadas contra o HPV. E, essa vacina, tem que estar na caderneta de vacinação obrigatória como tem a poliomielite, a da tuberculose”, disse.

Quando a citologia oncótica oriunda da prevenção do câncer der sugestivo de HPV, já será disponibilizada pela prefeitura a vacina para esta mulher. Outra medida importante do projeto de Lei é que quando o exame da citologia não acusar HPV será disponibilizado exame complementar para pesquisa do vírus mesmo na ausência de alterações citológicas.

O município de Eusébio conta com exames de prevenção em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também na Policlínica de Eusébio por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, na qual realiza exames de prevenção por meio de agendamento.