Pizza Fest Internacional bate recorde mundial e têm pizzaiolo eusebiense campeão

segunda-feira | 19/09/2022
Ernani Silva, da Pizzaria Esquina da Pizza, do Eusébio foi o campeão da modalidade Pizza Brasileira (Foto: Jully Lioba e Secult/PME)

O Festival Pizza Fest Internacional 2022 terminou neste domingo (18/09) em grande estilo com o recorde mundial de crianças preparando pizzas simultaneamente. Foram 510 crianças presentes no evento que prepararam pizzas de “mozzarella”. O Polo de Lazer ficou pequeno para o numero de pessoas que participaram do último dia do evento que anunciou os campeões das modalidades Pizza Napoletana e Pizza Brasileira.

E teve eusebiense campeão também: Ernane Silva, obteve o primeiro lugar na categoria Pizza Brasileira com a pizza Cangaceiro, representando a Pizzaria Esquina da Pizza, que fica no Centro do Eusébio. Já o campeão da modalidade Pizza Napoletana foi o pizzaiolo Raimundo Junior, da Pizzaria La Bella Itália, de Fortaleza, com a pizza “Outono da Amazona”. Ele ganhou o direito de participar do Campeonato Mundial da Pizza, que acontece agora em outubro em Roma, na Itália.

O secretário Tarcísio da Cultura, destacou a importância do evento, que vem consolidando o Polo Gastronômico do Eusébio, destacando que para o próximo ano o objetivo é realizar um evento muito maior, para tornar o Eusébio a Capital Brasileira da Pizza, reunindo pizzaiolos de todo o País. Ele destacou o total apoio do prefeito Acilon Gonçalves ao evento, que coloca o Eusébio no seleto grupo dos municípios turísticos do Estado.

O empresário Luciano Aceto, idealizador do evento, e proprietário da empresa Pronto Pizza agradeceu a Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo pelo apoio que reúne o turismo gastronômico e a cultura. “Começamos em 2019 e neste ano fizemos um evento muito maior, com o apoio do prefeito Acilon Gonçalves que acreditou nesse projeto ambicioso. Quero destacar também a parceria do Conselho Municipal do Turismo, na pessoa do presidente Ezequiel Rodrigues na organização desse evento”, disse.

O embaixador da Pizza Napoletana no Mundo, Mário Folliero, organizador da Copa Mundial da Pizza, que acontece agora em outubro em Roma, que terá a participação de 250 pizzaiolos de todo o mundo, destacou o alto nível dos competidores do Pizza Fest. “Não esperava um nível tão alto. Vocês estão de parabéns!” Disse ter ficado emocionado com a participação das crianças no evento, pois lembrou de sua infância quando já fazia pizza junto com seu pai. Frisou que o vencedor da modalidade Pizza Napoletana vai ter uma experiência impar ao participar da Copa Mundial de Pizza em Roma.

Também se pronunciaram outros chefs italianos presentes que participaram da comissão julgadora, Frederico Iacoangeli e Antonio Trivento e as juradas Liana Cavalcante, diretora da Uninassau e Ana Barros professora da mesma Universidade que parabenizaram a prefeitura e a Secult pela organização do evento, o secretário adjunto da Secult, Leo Abreu, que estava à frente da pasta quando do primeiro Pizza Fest. A palavra foi dada também a empresários que patrocinaram o evento.

Em seguida foram anunciados os vencedores das competições. Na modalidade Pizza Brasileira o terceiro lugar ficou com André Luís Duarte, da Pizzaria Bem de Pizza, de Fortaleza, com a Pizza Maria Bonita. O segundo lugar ficou com José Humberto, da Pizzaria Mini Pizza do Betão, em Fortaleza, com a Pizza Chico do Caranguejo. No campeonato de Pizza Napoletana, o terceiro lugar ficou com Valério Schioppo, da Pizzaria Domenico, de Fortaleza, com a Pizza Dom Pistachi e o segundo lugar com Benjamim Holt, da Pizzaria Fermentando Pães e Pizzas, de Eusébio.