Policiais municipais de Eusébio participam de curso de capacitação

segunda-feira | 19/07/2021
Entre as disciplinas abordadas estão: defesa pessoal, ordem unida, direito constitucional, abuso de autoridade, relações interpessoais, preservação ambiental (Foto: July Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), está realizando o curso de capacitação complementar dos Policiais Municipais. O objetivo é qualificar melhor os policiais do município, tanto na parte teórica como na prática. O curso conta com 21 disciplinas e 196 horas/aula (cerca de 4 semanas), com 33 participantes.

Segundo a secretária municipal de Segurança Pública e Cidadania, Rejane Sales, entre as disciplinas abordadas estão: defesa pessoal, ordem unida, direito constitucional, abuso de autoridade, relações interpessoais, preservação ambiental, entre outras. “A população é quem ganhará com essa formação, pois terá uma Polícia mais preparada e com maior segurança e propriedade para trabalhar nas suas atribuições,” frisou.

Ela pontua que esse curso é complementar, pois é uma continuidade das capacitações anteriores que já somam 450 horas/aulas. “Esse curso é exigido pela Polícia Federal para ser realizado pelas secretarias municipais e posteriormente convalidado pela própria Policia Federal. Temos um corpo docente de alta qualidade com agentes e delegados da Polícia Federal, instrutores de tiro, mestrandos em Segurança Pública, autores de livros e agentes de nossa Polícia Municipal, que inclusive não estão recebendo nada por esse trabalho, estão dedicando parte de seu tempo de forma voluntária para ajudar a nossa Polícia Municipal e ao Município de Eusébio”, ressaltou.

Rejane Sales destaca ainda que a SMSPC conta com um Centro de Instrução que realiza capacitações de forma continuada, com palestras e formações teóricas e práticas. “Temos um auditório climatizado, local para práticas físicas e utilizamos também a estrutura dos outros órgãos municipais, como ginásios cobertos para realização de nossas atividades”, pontuou. A Secretaria abriu também vagas para policiais municipais de Caucaia (02) e Aquiraz (01).

Importância

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta a importância da capacitação também para a comunidade. “Os policiais estarão mais habilitados a atuarem em suas funções trazendo mais tranquilidade e segurança para os moradores. O curso é de suma importância, pois oferece a oportunidade de aperfeiçoamento das técnicas na atividade da segurança. Além disso, é um curso de excelente qualidade, sendo ministrado pelos melhores e mais experientes professores e estudiosos em segurança. Além de todo arcabouço teórico, os participantes são submetidos a aulas práticas”, observou.