Policlínica de Eusébio realiza treinamento para médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Saúde

segunda-feira | 03/07/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Saúde realizou na sexta-feira (30) o III Encontro intersetorial da Policlínica Dr. Acilon Gonçalves. O encontro aconteceu no auditório do Hospital e Maternidade Amadeu Sá tendo como público-alvo os profissionais da saúde que atuam na atenção básica do município. Durante o encontro os médicos e enfermeiros participaram de um treinamento ministrado pelos médicos obstetras Breno Gonçalves e Rafaelly Duarte e por Mauro Bruno, coordenador da Policlínica.

O médico ginecologista e obstetra Breno Gonçalves pontua a importância dos Postos de saúde. “O posto de saúde é a principal porta de entrada de pacientes no Sistema Único de Saúde. Em relação à saúde da mulher tudo é no posto de saúde, se esqueceu o comprimido, se tem corrimento, se surgiu sangramento por conta de anticoncepcional e principalmente a prevenção do câncer de colo de útero”, pontuou.

De acordo com Mauro Bruno, coordenador da Políclinica as prevenções devem ser feitas nos postos de saúde. “A intenção é que a prevenção seja feita nos postos de saúde, fazer o acompanhamento com o médico e devemos alinhar que os casos graves sejam encaminhados para nós aqui da Policlínica, para que possamos fazer valer o projeto do Prefeito Acilon que é erradicar o câncer de colo de útero no município”, disse.

A médica obstetra Rafaelly Duarte na ocasião destacou a importância de ações intersetoriais ao pré-natal de alto risco da atenção básica já o ginecologista Breno Gonçalves falou sobre as ações intersetoriais em ginecologia, principalmente sobre a importância dos exames de prevenção.

Mauro Bruno, coordenador da Policlínica Dr Acilon Gonçalves destaca a importância do treinamento foi de alinhar com os médicos e enfermeiros sobre os atendimentos e encaminhamentos para a Policlínica. “O grande objetivo desse treinamento é realmente alinhar com os médicos e enfermeiros sobre os atendimentos e encaminhamentos para a Policlínica. O grande “x” da questão é que muitos dos encaminhamentos do pré-natal de alto risco para a gente eles não se enquadram naquela gravidade de coisas que é para serem encaminhadas para Políclínica. Os que forem de risco devem ser encaminhados para cá para que possamos atender com mais brevidade e aqueles casos comuns, podem ser feitos nos 22 postos de saúde com todo o aparato técnico, profissional e qualificado para atender essas pacientes”, disse.