Polo Tecnológico de Saúde do Eusébio receberá investimentos chineses

quarta-feira | 05/07/2017

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel, esteve reunido com o assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann e com o coordenador da Fiocruz, Carlile Lavor, acompanhando representantes da empresa China Meheco Corporation, do setor farmacêutico e de equipamentos na área de saúde e do China Development Bank (CDB), em visita ao Polo Tecnológico da Saúde de Eusébio (PITS). Segundo Eílson, a ideia é desenvolver com a Meheco a possibilidade de instalação de uma unidade de componentes farmacêuticos no Eusébio.

O CDB pretende financiar projetos na área hospitalar no Brasil, iniciando suas operações pelo Ceará, enquanto que a Meheco é a habilitada pelo banco para executar os projetos. A visita teve como objetivo de fazer um estudo de viabilidade para a instalação da unidades no município, para atender o mercado interno.

Segundo o assessor Especial para Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann, o conjunto de oportunidades oferecidas favorece a atração de investimentos do acordo Brasil-China, “o valor que será investido vem desse acordo entre os países e o CDB, que é o banco do governo chinês que vai viabilizar a realização desses projetos, através de empresas habilitadas”.

O acordo Brasil-China é bastante amplo, e o governo chinês resolveu eleger a área da saúde como prioridades nos projetos para investimentos. O acordo prevê investimentos de U$ 4 bilhões e prevê a instalação de uma empresa no Polo Tecnológico do Eusébio e outra na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Estiveram presentes na comitiva o chefe do CDB Internacional, Lei Zeyu; o chefe do CDB noz Brasil, Yuankun Xu, o representante da Meheco para a América Latina, Roberto Jiso e pelo grupo Bomcobras, a presidente Wang Shu wei e o executivo Min Ye.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a entrada de investidores chineses no Polo Tecnológico do Eusébio agrega um valor inestimável ao conglomerado que deverá receber cerca de 20 empresas do setor. “Esse Polo Tecnológico, que vem se concretizando, mudará o perfil do nosso município. Posso considerar como o projeto mais importante, em andamento do Ceará, nos últimos anos. Com certeza, o Eusébio experimentará nos próximos anos um grande desenvolvimento e estamos nos preparando para os impactos que virão”, destacou o prefeito.