Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

População elogia a qualidade do novo Posto das Guaribas

quarta-feira | 03/01/2018

Inaugurado no dia 22 de dezembro passado, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBASF) José Gomes do Nascimento, mais conhecida como Posto de Saúde das Guaribas está com funcionamento regular, atendendo, em média, 30 a 40 pacientes por dia. Segundo a enfermeira Rejane Costa, a população do bairro tem sentido o diferencial entre equipamento novo e o antigo, que estava acanhado para atender a demanda dos atendimentos. “A população e toda a equipe está bem feliz com a nova casa, que veio trazer também uma melhor qualidade para os atendimentos”, frisou.

Segundo ela, até os pacientes que moram próximo ao posto antigo, mesmo tendo que andar um pouco, têm feito elogios ao local, como é o caso da dona Antonia Rodrigues, moradora da Rua Djanira Pinheiro, que reside há cerca de 700 metros do novo posto. “Não tenho problema de andar um pouco para ter um melhor atendimento. Melhorou muito, pois agora temos espaço e o atendimento continua sempre bom, pois conhecemos essa equipe há bastante tempo”. Dona Antonia disse que sempre utiliza o posto, e atualmente está fazendo um tratamento contra anemia.

Outro que mora distante do novo posto é o senhor Francisco Ivan de Sousa, residente no Coité. “Moro há 40 anos aqui no Eusébio e não tenho o que reclamar. O posto é bom, os profissionais atendem bem o paciente, conversam e nos deixam como se estivéssemos em casa”, pontuou. Seu Francisco é outro paciente assíduo no Posto das Guaribas, pois participa do grupo de prevenção a hipertensão.

Já dona Simone, que mora perto do novo Posto, estava na manhã desta quarta-feira, com a filha Ana Clara, recebendo um aerossol devido problemas respiratórios causados por uma gripe. “Estou muito feliz, pois o posto está na porta de minha casa e o atendimento é muito bom. A médica é excelente, a enfermeira e todo o pessoal. A única coisa que eu gostaria de sugerir era que a Prefeitura destacasse um pediatra para atender nossas crianças, pois a comunidade está precisando”, reivindicou.

Segundo Rejane Costa, no posto são realizados os programas: Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Prevenção contra Tuberculose; contra Hipertensão; Diabetes; Hanseníase; Saúde Preventiva; Saúde Ginecológica; Saúde Bucal; Saúde Mental para pacientes com sofrimento psíquico. “Oferecemos, na verdade, uma clínica ampliada, com vários serviços, inclusive exames laboratoriais, ultrassom e pré-natal. Vemos o paciente como um todo. Tentamos resolver tudo na atenção básica. Buscamos ter uma resolutividade, mas se houver necessidade o referenciamos para um especialista”, detalhou.

A equipe do Posto das Guaribas, além de Rejane Costa, que administra o local, conta com: Maria José Menezes (Médica), Lenilton Brasil (Dentista), Ediane Soares (Atendente Bucal), Valdenia do Carmo e Adriana Ribeiro (Técnicas em Enfermagem), Cláudia Cavalcante (Recepcionista), Lucila Cardoso (Serviços Gerais) e Maria Jucineide (Agente Comunitária de Saúde).

O Prefeito Acilon Gonçalves observa que o Novo Posto das Guaribas vem agregar qualidade ao bom atendimento que já era realizado no posto antigo. Disse que a comunidade já merecia um novo equipamento para que as ações de saúde realizadas pela Prefeitura chegassem com mais objetividade em cada morador. “Temos uma qualidade difícil de ser batida, que é a Saúde mais próxima da população. Esse propósito foi o que nos motivou a investir forte na saúde básica para que ações de prevenção venham em primeiro lugar e que cada comunidade possa ter o atendimento de qualidade. Sei que temos muito que melhorar, mas vamos continuar com esse propósito de atingir o melhor atendimento para todos”, destacou.