Posto de Saúde da Mangabeira acompanha o pré-natal de imigrante venezuelana

terça-feira | 27/04/2021
Yexys Roberlys ao lado do esposo e da filha está gestante do segundo filho e sendo atendida pelo Posto de Saúde da Mangabeira (Foto: Divulgação Associação Ação Urucunema)

Fruto de cooperação internacional com o Governo do Estado, a Prefeitura de Eusébio está acompanhando o pré-natal de uma gestante venezuelana que integra grupo de imigrantes assistidos no Ceará.  A senhora Yeixys Roberlys está tendo sua gestação acompanhada pela equipe de saúde da família da Unidade Básica de Saúde da Mangabeira, apesar do momento difícil vivido na segunda onda da pandemia Covid-19.

O atendimento da gestante foi encaminhada pela Associação Ação Urucunema que também fez o encaminhamento do caso da família venezuelana para o Governo do Estado. Em menos de 10 dias após a visita social todos os procedimentos necessários foram encaminhados, tanto pela Prefeitura de Eusébio como pelo Programa Estadual de Acolhimento ao Imigrante. A família reside na Comunidade do Pacoti, na Mangabeira.

Segundo a presidente da Associação Ação Urucunema, Joseane Aquino, a entidade atende famílias em todos locais do município onde tenham associados da entidade. “Fomos informados por um associado que reside na Mangabeira sobre o caso e fizemos a visita à família, a acolhida e encaminhamos o caso para a Secretaria de Saúde do Eusébio que nos atendeu prontamente. Também conseguimos o apoio do Governo do Estado que tem um projeto específico para atendimento dos imigrantes”, detalha.

Trabalho continua

O prefeito Acilon Gonçalves observa que mesmo com todas as atenções voltadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, as unidades de saúde continuam com seus atendimentos de rotina, pois existem outras necessidades de saúde que precisam de total apoio do município. Destaca que no Eusébio a mulher é acompanhada desde a gestação até o pós-parto garantindo assim a saúde da mãe e do bebê, “Nossa ampla rede social vem possibilitando a redução expressiva da mortalidade materno-infantil e uma melhor qualidade de vida para a população, através de uma rede de saúde ramificada e resolutiva”, destaca.