Posto de Saúde do Jabuti KM 19 é inaugurado

sexta-feira | 02/08/2013

O Prefeito de Eusébio, Júnior, e o secretário de Saúde do município, Acilon Gonçalves, inauguraram nesta quinta-feira, 1º de agosto, o Posto de Saúde Manuel Pedro da Silva, no Jabuti km 19. A comunidade comemorou a obra, que era uma antiga reivindicação. A unidade inaugurada conta com uma equipe completa do Programa de Saúde da Família.

O Secretário Acilon Gonçalves destacou que durante os oito anos que esteve a frente da Prefeitura de Eusébio, o Jabuti foi um dos bairros que mais receberam benefícios em diversas áreas, mas agora com a inauguração do posto, a comunidade, segundo ele, poderá ter uma saúde de melhor qualidade. “Utilizem esse posto com moderação para prevenir as doenças. Aqui vocês terão todos os atendimentos básicos e os medicamentos da lista básica. Além disso, terão dentista, clínico geral e atendimento ginecológico, ultrassonografia e exames laboratoriais. Queremos que esse posto seja modelo e espelho para os demais do município”, afirmou.

O Prefeito Júnior lembrou que a demora para a inauguração do Posto do Jabuti 19 gerou certa ansiedade da comunidade e da própria administração, mas destacou que com a dedicação da atual gestão, o novo equipamento é inaugurado da melhor forma possível, com equipamentos e pessoal capacitado. O Prefeito observou que o Posto do Jabuti 19 inaugura também outro serviço de ponta criado pela Prefeitura de Eusébio que é o prontuário eletrônico que terá todo o histórico do paciente. “Em qualquer unidade que ele for atendido, o médico terá em mãos todas as informações do paciente, quais medicamentos e tratamentos que ele foi submetido. Isso trará uma melhoria considerável no atendimento”, frisou.

O chefe do Executivo eusebiense destacou ainda que outra demanda da população do Jabuti é a água, que é de responsabilidade da Cagece, “Ela alega falta de pressão para que o líquido chegue nas casas das pessoas. Quero dizer para todos vocês amigos do Jabuti, que se até o final do ano, a Cagece não resolver esse problema, a Prefeitura vai resolver, nem que tenha que pagar sozinha pelo serviço”, afirmou sob os aplausos dos presentes.

Após os discursos o prefeito Junior e o secretário Acilon descerraram a placa e os vereadores Nonato Xilito e Paulo César cortaram a fita inaugurando a nova unidade básica de saúde. O vereador Nonato Xilito foi autor do projeto que denominou o Posto de Saúde Manuel Pedro da Silva, destacando ter sido ele um dos primeiros moradores da localidade, que muito trabalhou por seu desenvolvimento.

No posto do Jabuti KM 19, tem 372 m² e é considerado de médio porte (tipo 2) tendo capacidade para atender os 1.900 moradores do Jabuti KM 19. Na unidade, os cidadãos terão acesso a pequenas cirurgias, tratamento odontológico básico, atendimento de enfermagem, vacinação, aerossol, demanda livre, puericultura, prevenção do câncer, da hipertensão, pré-natal, planejamento familiar, teste do pezinho, visita domiciliar, Bolsa Família, fornecimento de medicamentos. Além desses atendimentos, os cidadãos podem ter acesso a dois serviços realizados somente em hospitais e clínicas médicas – exames laboratoriais e ultrassonografia (obstétrica e transvaginal).

Nos casos que necessite de um atendimento especializado, o paciente já sai do posto com sua consulta marcada para a Policlínica, Hospital Municipal, Centro de Atendimento Odontológico ou especialidades. O Posto de Saúde Manuel Pedro da Silva fica situado na Rua Mário Sales, s/nº -Jabuti – KM 19.