Postos de Saúde de Eusébio possuem vacinas consideradas essenciais pelo Ministério da Saúde

quinta-feira | 25/06/2020

Os Postos de Saúde de Eusébio contam semanalmente com vacinas definidas pelo Ministério da Saúde como essenciais para o segmento do calendário de imunizações das crianças, adolescentes, adultos e idosos. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes, só ocorre falta de estoque quando há atraso na entrega da cota mensal de vacinas destinadas ao município, por parte do Governo do Estado.

No Eusébio a imunização começa logo nos primeiros anos de vida das crianças. As vacinasBCG e Hepatite b, por exemplo, que são aplicadasno Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá logo quando a criança nasce. Já às quartas-feiras, a BCG está sendo aplicada no Posto de Saúde da Lagoinha, das 13hs às 16hs, mediante agendamento.

Segundo a coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Ria de Cássia Alexandrino, a vacina Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) é ofertada uma vez por semana nos postos. Ela assevera que cada Unidadede Saúde tem o seu dia específico de imunização,que é comunicado nas comunidades, fazendo com que todos os dias tenha a vacina Tríplice viral no município.

As Unidades Básicas de Saúde contam ainda com as seguintes vacinas: Meningocócica, pneumocócica, Rotavírus, Hepatite A, Tríplice bacteriana, Pólio (Vip e Vop), Pentavalente, ACWY e HPV (adolescentes), dupla adulto DT e a dTpa(gestantes). “Essas vacinas são realizadas diariamente, então não é necessário esperar a campanha de vacinação para levar os filhos aos postos de saúde. Só há falta dessas vacinas nas Unidades de Saúde quando ocorre atraso no recebimento mensal através do Governo do Estado”, esclarece.