Postos de Saúde de Eusébio retomam atendimentos regulares

terça-feira | 28/07/2020

Com a estabilização dos casos de Covid-19 no município, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, retomou as atividades regulares nos Postos de Saúde com a realização de exames e consultas e dos programas de prevenção. A volta à normalidade só foi possível devido ao trabalho realizado pela Prefeitura que colocou toda sua rede de saúde e os profissionais voltados para atendimentos dos casos de Covid-19, fez entrega de kit medicamentosos e o acompanhamento dos casos, até a estabilização.

Os postos continuarão atendendo casos suspeitos de contágio pelo novo coronavírus em local isolado dos demais pacientes. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, os postos voltaram a realizar os atendimentos às crianças, adolescentes, adultos e idosos, nos diversos serviços realizados nas unidades básicas de saúde. “Voltamos também a realizar os programas assistenciais, como o pré-natal, atendimento ao hipertenso e diabético; puericultura, saúde reprodutiva, imunização, tratamento de hanseníase e tuberculose e de doenças sexualmente transmissíveis”, destacou.

O Eusébio conta com 19 Postos de Saúde e 22 Equipes de Saúde da Família. Nas Unidades Básicas de Saúde os cidadãos têm acesso a pequenas cirurgias, dentistas, atendimento de enfermagem, vacinação, aerossol, puericultura, prevenção do câncer, da hipertensão, pré-natal, planejamento familiar, teste do pezinho, visita domiciliar, fornecimento de medicamentos, além de exames laboratoriais e ultrassonografia.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio, enfatiza que os postos de Saúde são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo dos postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Temos nossas equipes treinadas para buscar soluções para os problemas menos graves e os que necessitam de atendimento especializado já saem dos postos com suas consultas marcadas,” conclui.