Postos de Saúde realizam ações voltadas para o incentivo ao aleitamento materno

terça-feira | 02/08/2022
As atividades tiveram início nesta terça-feira (02/08) e transcorrerão até o próximo dia 11 (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste mês ações relacionadas a campanha ‘Agosto Dourado’ nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de sensibilizar as gestantes sobre a importância do aleitamento materno. O tema da campanha deste ano é “Aleitamento Materno: Fortalecer a Amamentação – Educando E Apoiando”.

Com esse intuito serão realizadas diversas estratégias educativas sobre aleitamento materno, entre as quais: rodas de conversas; orientações aos pais durante as consultas agendadas de Pré-Natal e puericultura; palestras sobe a importância do aleitamento materno na primeira infância; orientações às gestantes das comunidades quanto a importância do aleitamento exclusivo; oficina educativa para gestantes e puérperas, falando sobre a importância do aleitamento materno.

Também acontecerão palestras com equipe multidisciplinar; roda de conversa sobre o incentivo do aleitamento materno no contexto da Atenção Primária de Saúde (APS) – Vivências x Desafios; orientações às gestantes das comunidades acerca da importância do aleitamento materno exclusivo, e as vantagens para a saúde da criança com ênfase aos impactos ao longo da vida; roda de conversa sobre a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida e seus benefícios e a abordagem de algumas dicas simples para aumentar a produção de leite materno.

Segundo Danielle Leite, coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, o ‘Agosto Dourado’ simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, “a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade”, destaca. As ações de conscientização ocorrerão em todas as unidades de saúde do Eusébio, e em casa uma delas estão sendo entregues certificados para as mães que conseguiram amamentar até os 6 meses de vida do bebê.

Veja a programação completa aqui