Postos de Saúde realizam programas de prevenção

quarta-feira | 22/01/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretária de Saúde, realiza diversos programas de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde, com atendimentos às mulheres, homens, adolescentes e crianças. Segundo o prefeito Júnior, o objetivo é fazer com que os cidadãos busquem o atendimento e sigam as orientações dos profissionais de saúde, evitando assim diversas doenças, dentre elas, as DSTs, Hanseníase, Hipertensão e Câncer.

Com relação às mulheres os atendimentos mais procurados são os de prevenção ao câncer do colo de útero e ao de mama. Os atendimentos dependem de um cronograma definido por cada posto de saúde, mas os pacientes podem procurar as unidades no horário comercial e agendar o atendimento.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família do Eusébio, Nelci Bezerra, o atendimento mais procurado pelos homens é o da prevenção do câncer de próstata, seguem os de prevenção à hipertensão e as diabetes. Os postos realizam ainda palestras sobre DST/Aids e contra gravidez precoce com apoio dos Agentes de Saúde Adolescentes (ASA) destinados aos adolescentes.

Para todas as idades, as Unidades de Saúde oferecem atividades voltadas para a Saúde Bucal e para as crianças os programas de vacinação (que funcionam diariamente). O secretário de Saúde do Eusébio, Mário Lúcio, destaca que outro serviço oferecido é o acompanhamento em puericultura, que visa auxiliar no desenvolvimento do bebê em seu primeiro ano de vida, como também dá orientações às mães sobre aleitamento materno, higiene e vacinação das crianças.