Prefeito Acilon apresenta mensagem do Executivo aos vereadores na abertura dos trabalhos da Câmara

segunda-feira | 19/02/2018

O prefeito Acilon Gonçalves participou, nesta segunda-feira (19), da abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Eusébio de 2018. Na oportunidade, Acilon apresentou a mensagem do Executivo aos vereadores. Estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito licenciado, Paulo César Feitosa, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado (Codece), os secretários Goretti Martins (Educação), Michele Queiroz (Desenvolvimento Social), Eilson Gurgel (Desenvolvimento Econômico), Michel Choquito (Esporte), Léo Abreu (Cultura), Ivonilde Silva (Gabinete), Roberto Rocha (Governo), entre outras autoridades.

Iniciando seu pronunciamento, o prefeito disse esperar que nesse semestre, que se inicia, a economia do país melhore e que isso reflita no município. “Temos trabalhando para melhorar a arrecadação do município, evitando as sonegações. Não majorando impostos, mas evitando que os que sonegam possam continuar agindo dessa maneira”, disse.

Ele destacou inicialmente, o trabalho das duas maiores secretarias – Educação e Saúde, que têm percentuais constitucionais para serem cumpridos. “Na Educação, mesmo com dificuldades, avançamos e conseguimos colocar todos ao alunos que procuraram vagas, nas escolas. Até 5 de março estaremos com todos os alunos. Recebemos 400 alunos a mais do que prevíamos,” observou.

Disse que também houve aumento da quantidade de alunos no ensino infantil e creche no tempo integral, o que ampliou a demanda por salas de aula. “Por isso, a necessidade dos contêineres para atender a todos. Mas neste ano estamos preparando um estudo, para substituirmos os contêineres por salas de alvenaria e climatizadas. Mas isso não vai acabar com o uso dos contêineres, pois surgirão outras ações necessidades imediatas”, frisou.

Quanto à área de Saúde, revelou que o município investiu 10% a mais do que o previsto. “Toda área de saúde é coberta. Fizemos outra licitação complementar para que os medicamentos básicos estejam disponíveis, enquanto os postos de saúde não estão com 100% dos medicamentos. Mas eu garanto que se faltarem os medicamentos para pessoas com diabetes, é só os pacientes comparecerem à Farmácia Central e fazer o pedido, que eu garanto que em 48 horas ele será disponibilizado”.

O Prefeito falou ainda sobre as obras do Hospital Municipal e afirmou que o mesmo será aberto, no seu lado esquerdo, com três salas de cirurgia, sala de recuperação e equipamentos com quatro leitos de UTI neonatal, que serão utilizados exclusivamente pelos recém-nascidos de médio risco no Eusébio. “Continuaremos transferindo os de alto risco. Na Saúde fizemos uma reunião de trabalho, com os profissionais solicitando a colaboração de todos para os postos funcionarem melhor, mas só podem funcionar bem, se o povo fiscalizar”, pontuou.

No Desenvolvimento Social, Acilon destacou que a partir de março, serão iniciados os dois projetos Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) e o Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC) para atender homens e mulheres com dificuldades de aprender, de se relacionar, destacando que o Programa Estudante Padrão (PEP) que beneficia os bons alunos já está funcionando.

O prefeito detalhou ainda ações do Desenvolvimento Urbano, com a realização neste ano, da obra do asfalto do Coqueirinho e outras obras no valor de R$ 2 milhões em ruas com paralelepípedo para e de R$ 2 milhões em pedra tosca. “Vamos reiniciar a obra na metade da Zildênia. Estamos a seis meses tentando finalizar. Vamos reeditar a licitação e terminar esse processo. Sem esquecer na limpeza pública”, disse.

Quanto a Cultura e Turismo, detalhou os programas de fins de semana, os cursos do NAEC, a Paixão de Cristo. “No setor Esporte temos dado apoio o Sport Clube Eusébio, que vai abrigar os nossos atletas para que no próximo ano possamos disputar uma divisão de acesso no Futebol”.

Em relação a Segurança Pública, disse que vai assinar nesta semana convênio com a SSPDS, para mudar o Comando de Policiamento Metropolitano, para a Avenida Eusébio de Queiroz e está fazendo outra licitação para montar o Centro Integrado de Comando e Controle Municipal, onde a Secretaria do Estado vai disponibilizar o controle da segurança eletrônica do município. Do Centro serão disparados os locais das ocorrências. “Espero que até o final de março o local já esteja funcionando para termos de forma mais efetiva as ações de segurança ostensiva no nosso município”.