Eusébio lança programa Sorriso MAIOR

sexta-feira | 05/05/2023

Foi lançado nesta quinta-feira (05/05) o programa Sorriso Maior – Materno Infantil Odontológico de Resultados. O projeto tem por objetivo proporcionar orientações, promoção e prevenção para a mãe e criança; assegurar três consultas durante a gestação e tratamento concluído; assegurar uma consulta de seis em seis meses para a criança/adolescente até completar 12 anos de idade, sem nunca ter passado por uma experiência com a doença cárie e periodontal; favorecer a formação de uma geração que nunca precise retirar um dente e tenha sempre a boca saudável e o sorriso de bem estar e a implantação do  Cartão Sorriso MAIOR.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que em 2019, anunciou o início do processo de reformas do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá e assumiu o compromisso de transformar a Atenção Materno Infantil de Eusébio em Modelo Referência para o Estado do Ceará e naquele momento recebeu a proposta do projeto Sorriso MAIOR, da Coordenação de Saúde Bucal de Eusébio, mas devido a pandemia a implantação do mesmo foi inviabilizada. Já em 2022, mesmo com a pandemia controlada ocorreu a falta de produtos no mercado para abastecer as unidades de saúde.

No segundo semestre do ano passado, a Prefeitura de Eusébio conseguiu adquirir 21 novos consultórios odontológicos, materiais e preparou o terreno para que o projeto fosse implementado neste ano de 2023. “Tivemos agora uma oficina de saúde bucal, onde estive pessoalmente junto com todos dentistas da Atenção Básica fazendo o alinhamento para iniciarmos a implantação do Programa e percebi que as equipes de Saúde Bucal estão aptas a oferecer uma atenção odontológica digna aos usuários do SUS de Eusébio”, ressaltou o prefeito.

Acilon destacou que no Eusébio, com exceção do Posto do Santa Clara, que tem o atendimento realizado no CEO, todos os postos de saúde contam com consultório odontológico próprio. “Tivemos no passado falta de materiais, mas isso já foi solucionado, e trabalharemos sempre com material para a semana, com o objetivo de não faltar nada para os atendimentos. Já temos o terceiro turno nos Postos do Santo Antônio, Jabuti 20, Mangabeira e Lagoinha, mas peço que quem puder ir durante o dia, deixe o horário da noite para as pessoas que trabalham fora durante o dia”, disse.

Falou ainda do trabalho de educação em saúde bucal que é realizado nas escolas, como ação de prevenção. “Esse programa Sorriso MAIOR tem por objetivo o bem-estar das pessoas, isto é, serem bem atendidas quando precisarem, lembrando que na saúde bucal o melhor remédio é a prevenção. No programa, a gestante terá direito a três consultas durante a gravidez (O Ministério da Saúde orienta que seja realizada uma). Ele vai estimular o profissional a trabalhar melhor para termos melhores resultados. Além da mãe, a criança que nasce terá garantido 24 consultas, sendo duas por ano. Isto é, até os 12 anos ela terá sua saúde bucal acompanhada”, pontuou.

O prefeito solicitou aos pacientes com consultas marcadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), caso tenham algum imprevisto, que liguem para o órgão desmarcando, para dar vez a outro paciente que necessite. Ele lembra que a porta de entrada para o atendimento são as unidades de saúde, isto é, o paciente precisa ser referenciado pela unidade onde foi atendido para ter sua consulta marcada no CEO.

O telefone do CEO para desmarcar a consulta é o 21807205. O CEO atende de segunda a sexta-feira de 7h30 as 12h e de 13h as 20h30. Já as emergências são atendidas de 17 às 20h30 (segunda, quarta e sexta) e de 16h às 20h30 (terças e quintas).  No caso de dificuldades os pacientes podem falar com a ouvidoria da saúde (85 99186.1189) ou com a coordenação de saúde bucal (85 986206999).

O prefeito também anunciou que o Laboratório de Próteses também está com atendimento normal e que as pessoas que estão com suas próteses pendentes podem ligar para o CEO para combinar o recebimento da mesma. O CEO também realiza atendimentos de alunos com deficiência referenciados pelo NAMME e APAE, agendados pelas instituições.