Prefeito Acilon participa de encontros com pais nas escolas municipais

segunda-feira | 09/04/2018

O Prefeito Acilon Gonçalves está participando das reuniões de pais nas escolas da rede municipal de ensino, nesse inicio do ano letivo, visando manter o primeiro contato da Escola com a comunidade. Ao mesmo tempo tem dado esclarecimentos sobre os projetos de protagonismo juvenil realizados pela Prefeitura, como o Programa Estudante Padrão (PEP) e o Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) e Mulheres no Exercício da Cidadania (MEC).

Acilon já participou de encontros nas Escolas da Lagoinha, Guaribas, Oscar Feitosa, Raul Tavares II, Santa Clara, Criança Vivendo Feliz e Otoni Sá. Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, nos encontros são apresentadas as equipes de cada escola, as diretrizes e a importância da presença e participação dos pais no acompanhamento do desempenho dos filhos.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o bom desenvolvimento do aluno, depende do seu bom desenvolvimento em casa. “A Escola é sua segunda casa e para isso, ele precisa de um ambiente acolhedor. Temos nos empenhado para que isso ocorra o máximo possível. Procuramos dar o melhor ambiente para o aluno, pois se o aluno está bem em casa e na escola, estará bem também na sociedade”, assevera.

Para Acilon, os pais precisam estar antenados com os sinais dos filhos quando necessitam de ajuda, e uma das formas de acompanhamento é a presença deles na escola para ver o ambiente que seu filho frequenta e como ela funciona. “Também os profissionais tem que estar focados quando o aluno faltar. É preciso saber a causa, pois às vezes ele diz que vem para escola, e desvia o caminho. Mas temos uma equipe acolhedora, que precisa da ajuda dos pais, para termos alunos enturmados. Temos um dos melhores departamentos de apoio ao estudante do Ceará. Sempre que há problemas, a equipe é chamada para resolver a situação” pontua.

Conforme Acilon, o tempo integral é o melhor caminho para proteção e formação das crianças e jovens. Argumenta que o ano de 2018 foi eleito pela administração como Ano da Segurança e por isso, a Prefeitura criou o Programa Estudante Padrão (PEP), onde os melhores alunos da 5º, 8º e 9º ano recebem uma bolsa de 200,00 por mês, durante um ano. “Estou economizando, pois quero premiar mais alunos, do 3º. 4º, 6º e 7º. Dessa maneira vamos estimulá-los a serem bons”.

Acilon detalha outro projeto que é o “Jovens em Exercício da Cidadania (JEC)”, que visa atender os alunos com dificuldades de disciplina e socialização. Acilon afirma quer incentivar os alunos a ter uma frequência regular e boas práticas de vida. “O projeto vem colaborar com o esforço que vem sendo realizado pela Prefeitura de trabalhar de forma preventiva junto às crianças e jovens para que possam ter um desenvolvimento como cidadãos de bem. Vamos chamar esses meninos para fazer uma seleção, para eles entenderem o melhor caminho da vida. Queremos proteger nossos alunos do mundo violento dos traficantes. Quando Deus está na frente, tudo é possível. Vamos vencer essa batalha com os marginais,” asseverou.

Na visita as escolas, o prefeito Acilon tem feito a entrega das camisas do PEP, aos 91 alunos que participam do programa. “Não adianta trazer o Raio, aumentar o número de Guardas Municipais, ou agentes da AMT se não prepararmos os meninos e meninas para não aceitarem o assedio de bandidos”, concluiu.