Prefeito anuncia aumento da fiscalização de queimadas, melhoria no Carro da Comunidade e retorno da Rota 41 do TRUE

terça-feira | 30/10/2018

O prefeito Acilon Gonçalves, durante o programa Café com o Prefeito desta semana, abordou um dos temas que mais têm preocupado a administração na área de meio ambiente – as queimadas. O prefeito prometeu intensificar a fiscalização e punição dos que teimam em cometer esse crime ambiental. “O nosso município tem sido palco de inúmeras queimadas e por isso contamos com o apoio de você cidadão para auxiliar nosso trabalho de combate a essa prática nociva”, disse.

Ele pediu que as pessoas que detectarem queimadas e souberem origem delas que façam o contato pelo telefone 985300277, que é o WhatsApp do Café com o Prefeito, para repassar a informação. “Não se preocupe, pois, essa informação é sigilosa só entre você e eu. Com ela tomaremos as providencias para punir o causador da queimada, que traz prejuízo à saúde das pessoas e do meio ambiente. Não podemos deixar impune”, enfatizou.

Disse que também de segunda a domingo, de 8 as 17 horas, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) está de plantão e sua fiscalização atende pelos números 98167 4160 e 98217 7374. Destacou também que as pessoas podem fazer a denúncia pelo 153 da Guarda Municipal, e no caso de incêndio que cause riscos, deve ligar diretamente para os Bombeiros, pelo 192.

O prefeito falou sobre a Festa do ABC, que durante muito tempo acontecia quando o aluno concluía a alfabetização. Ele esclareceu que agora, após a criação pelo Governo do Ceará do programa Alfabetização na Idade Certa, a festa só é realizada após a conclusão do 2º ano. “Após essa série, temos a garantia que o aluno sabe ler, escrever, interpretar e escolher o melhor. Por isso, amigos, pais e mães, quero pedir paciência de vocês, pois vamos passar o ano de 2019, discutindo com vocês, nas reuniões de pais e mestres, sobre a melhor forma de realizar o evento, para que no final do ano de 2019 possamos realizar uma verdadeira festa do ABC. Conte conosco. Por isso, não teremos a Festa do ABC neste ano, porque hoje a alfabetização é no segundo ano”, frisou.

Outro assunto abordado por Acilon foi sobre a Rota 41 do TRUE, que tinha sofrido alteração e estava prejudicando alguns alunos e trabalhadores do bairro Santa Clara. Segundo o prefeito, a Rota voltará ao seu fluxo normal a partir do dia 1º e novembro. “Vamos terminar a integração do sistema até o final do ano para que otimize, melhore e dê mais rapidez aos deslocamentos. Hoje o ir e vir das pessoas que utilizam o sistema é uma realidade. O povo do Eusébio é pioneiro no Estado em transporte público gratuito. O TRUE liga todos os bairros em praticamente o dia inteiro, mas precisa ter mais rapidez, vamos fazer essa alteração e todos serão beneficiados”, asseverou.

Por fim, ele abordou o tema “Carro da Comunidade”. Disse que é um assunto que o incomoda e que precisa ter uma resposta melhor para a comunidade. “Desde que entrei na Prefeitura em 2005 institui o Carro da Comunidade, que é uma forma de você em qualquer recanto da cidade, por mais distante que seja, tenha saúde a seu dispor 24 horas por dia. O cidadão liga e chama o carro para levá-lo para o atendimento e depois para casa. Mas como está havendo muitas demandas, estamos pensando em melhorias”, pontuou.

“Quando o cidadão sentir que precisa ir ao local de atendimento, e se for de 7 as 15 horas, a orientação é o carro, de segunda a sexta, levar para o Posto de Saúde. Quando o quadro é de emergência clara ou fora desse horário, deve seguir para a UPA, que é uma das melhores do Estado, mas se o caso é de gestante para ter nenen ou mulheres com emergência ginecologica, em qualquer horário, deve ser levada para o Hospital. O carro deve ser pedido pelo telefone 3260 1327”.

Disse que preocupado com o atendimento e a resposta mais rápida dos pedidos, providenciou um WhatsApp, que atende pelo telefone 98517 8222. “Nesse telefone, o cidadão pode pedir o carro. No pedido, deve colocar o endereço, o nome e deve falar o que está sentindo. Esse procedimento é para que documentemos o pedido, o horário que o carro foi acionado e horário do atendimento. Essa é a forma que teremos para agilizar o serviço. Conto com vocês para otimização desse serviço. Assim que a telefonista receber o pedido pelo WhatsApp, ela encaminha para o grupo de motoristas e quem estiver mais próximo do chamado, será acionado”, concluiu.