Prefeito de cidade potiguar conhece projeto eusebiense

terça-feira | 27/05/2014

Os programas realizados pela Prefeitura de Eusébio continuam ultrapassando as fronteiras do município. O projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA), reconhecido pelo Unicef como um modelo inovador de protagonismo juvenil, motivou a visita do prefeito da cidade de Guamaré, no Rio Grande do Norte, Hélio Willamy de Miranda da Fonseca e sua comitiva, formada pelos secretários: Adriano Diógenes (Educação), Marisa Rodrigues da Silva (Assistência Social) e Iracema Silveira (Educação), que vieram conhecer a experiência eusebiense.

O prefeito assistiu uma apresentação sobre os projetos da Prefeitura de Eusébio e da Secretaria de Saúde, feita pelo secretário Mário Lúcio Martildes e sobre o projeto Agente de Saúde Adolescente, através do coordenador de Articulação Comunitária da PME, Armando de Paula. A comitiva ainda fez perguntas aos adolescentes que integram o programa. A visita contou ainda com uma visita a Escola de Artes (antigo NAEC) e visita à Secretaria de Saúde.

O prefeito de Guamaré elogiou a estrutura da Escola de Artes e os projetos apresentados pela Prefeitura de Eusébio e afirmou o desejo de realizar um intercâmbio, com a visita dos técnicos de Eusébio à cidade de Guamaré e a vinda de adolescentes da cidade potiguar para estágio no nosso município.

Segundo o prefeito Júnior, o ASA é um projeto que funciona tendo como base a educação entre pares, pois, segundo ele, a melhor abordagem para a promoção de saúde do segmento é a realizada pelos próprios adolescentes; Observa que os Agentes Adolescentes buscam incentivar um comportamento saudável dos demais através de palestras, conversas informais e visitas. “Semanalmente dois adolescentes permanecem durante meio expediente no Posto de Saúde, onde realizam a abordagem junto aos adolescentes que buscam os postos de saúde para o atendimento”, frisa.