Prefeito faz a entrega dos resultados de exames de mamografia nas comunidades

quarta-feira | 19/06/2019

Em continuidade ao mutirão de exames de mamografias, realizado de 8 a 12 de abril deste ano, quando foram atendidas 509 mulheres, o prefeito Acilon Gonçalves realizou nesta semana a entrega dos resultados dos exames às pacientes nas próprias comunidades. O prefeito vai pessoalmente aos postos de saúde e após uma breve palestra sobre os cuidados e prevenções que as mulheres devem ter, ele faz a entrega do documento.

O mutirão foi realizado pela Prefeitura de Eusébio, através da através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Assessoria de Políticas para Mulheres, e utilizou uma unidade móvel do grupo “Amigos do Peito”. Segundo a Assessora de Políticas para Mulheres, Yara Steremberg, as mulheres que não conseguiram realizar o exame no mutirão passado, terão uma nova oportunidade de 1º a 4 de julho, quando o caminhão estará estacionado no Galpão do Polo de Lazer Ivens de Sá Dias Branco, no Centro. O público alvo são mulheres de 40 a 69 anos.

O prefeito Acilon visitou, na segunda-feira, os postos da Lagoinha, Parque Havaí, Urucunema, Autódromo e Tamatanduba. Na terça, ele esteve no Amador, Guaribas. Encantada, Cauaçu, Timbú e Olho D’água. E nesta quarta-feira, pela manhã foi aos postos da Precabura, Mangabeira e Novo Portugal e a tarde no Jabuti 19, Jabuti 20, Santo Antônio e Santa Clara. Do total de exames entregues, apenas nove foram enviados para um mastologista para exames complementares e outros para a realização de ultrassom.

Acilon destaca que mesmo sem esses mutirões, os postos de saúde de Eusébio contam com equipes que orientam quanto a prevenção do câncer de mama e de colo do útero e os exames podem ser solicitados a qualquer momento nesses locais. “No Eusébio damos toda atenção à saúde da mulher, possibilitando que todas tenham acesso as consultas, exames e tratamentos necessários para a manutenção da saúde”, ressaltou.