Prefeito interino Fares Filho visita obras da área social que estão em andamento

segunda-feira | 19/12/2022
Os equipamentos deverão ser entregues pela Prefeitura em 2023 (Fotos: Levy Oliveira/PME)

O prefeito interino de Eusébio, Fares Filho, realizou na manhã desta segunda-feira (19) visitas às obras em andamento no município. Ele visitou as obras do Centro Social da Primeira Infância do Eusébio (CESPIE), do Centro de Referência em Assistência Social do Jabuti (CRAS Jabuti) e as novas instalações do Centro Dia do Idoso. A secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, esteve presente detalhando cada obra que está sendo realizada ao prefeito interino.

O Centro Social da Primeira Infância de Eusébio (CESPIE) é o primeiro do Nordeste no gênero e tem como função principal, acolher as crianças, ainda na primeira infância, com o objetivo de auxiliar na educação das mesmas, preparando-as para o futuro.  O equipamento contará em sua área externa com piscina, mesas para lanches ao ar livre, mini horta, parquinho para brincadeiras, quadra esportiva. E na área interna contará com sala de recepção, Sala de Coordenação, miniteatro, sala de dança/ballet, sala de arte e cultura, sala de informática, brinquedoteca, banheiro infantil, salas de estudo equipadas e biblioteca.

Já, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Jabuti, que fica na Rua Eduardo Sá, tem uma área total construída de 217,59 m² em terreno de 1.021,15 m². A construção contará com uma copa, com depósito, uma sala de reunião, uma sala administrativa, um ambiente para recepção e espera e banheiros que seguirão as normas de acessibilidade NBR 9050 para banheiro PCD (Pessoa com Deficiência).

Nesse equipamento o cidadão pode fazer seu Cadastro Único; receber orientação sobre os benefícios sociais; pedir apoio para resolver dificuldades de relacionamento e de cuidados com os filhos; fortalecer a convivência com a família e com a comunidade; ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;  orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica  e sobre outros serviços públicos.

O Centro Dia do Idoso, por sua vez, será um espaço para a realização de trabalhos de convivência entre as pessoas da terceira idade. O prédio conta com Recepção, Sala de Fisioterapia, Sala de Terapia Ocupacional, Sala de psicologia, ambulatório, refeitório, depósito, os banheiros adaptados para uso dos idosos, almoxarifado, quartos com novas camas, cozinha reformada e área de convivência onde os idosos poderão fazer atividades ao ar livre.