Prefeito Júnior abre Semana do Aleitamento Materno na Mangabeira

segunda-feira | 25/08/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, iniciou nesta segunda-feira (25), a Semana Municipal de Aleitamento Materno. Na oportunidade, o Prefeito Júnior proferiu a palestra “A Importância do aleitamento materno”, no Pólo de Atendimento da localidade de Mangabeira. No evento também foi anunciada a criação do ambulatório de incentivo ao aleitamento materno, que funciona no Hospital Municipal Amadeu Sá.

O Prefeito Júnior iniciou sua explanação afirmando que o aleitamento materno “é o melhor presente que a mãe pode dar ao seu filho”. Segundo ele, o leite materno proporciona uma alimentação superior, fornece água adequada para a hidratação (evitando a diarréia), favorece o vínculo afetivo e o desenvolvimento do bebê. “Além de todas essas vantagens, o leite materno protege o bebê de infecções e alergias”.

Segundo o gestor municipal, em 2007 foi lançada uma campanha mundial destacando a importância do aleitamento na primeira hora de vida do bebê. “A campanha dizia que o aleitamento na primeira hora pode salvar um milhão de bebês. E isso está comprovado. Além dos benefícios para os recém-nascidos, a mãe também tem vantagens, como a volta do útero ao seu tamanho normal e a redução de riscos de sangramento”.

Quanto ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses, ele destacou que é o ideal para a manutenção da saúde tanto da mãe como a do bebê. Júnior falou ainda que há 20 anos, se divulgava que o leite em pó, industrializado, era melhor e mais nutritivo para o bebê, “mas isso não é verdade, pois o leite materno tem todos os nutrientes necessários para o recém-nascido. O leite industrializado até tem mais componentes, mas o organismo do bebê não os assimila”.

O prefeito informou ainda sobre uma pesquisa feita em Gana, país africano, com 10.947 bebês. Os que utilizaram leite industrializado tiveram 16% a mais de riscos de morte que os que se alimentaram apenas de leite materno. “Temos ainda inúmeras vantagens para toda a vida do bebê, até a idade adulta, pois o aleitamento protege da diabetes e do câncer, melhora o resultado da vacinação, cria mais anticorpos, reduz problemas ortodônticos e de fonoaudiologia, além de melhorar o desempenho em testes de QI”.

Já para as mães, afirma que reduz os riscos do câncer de mama, a depressão pós-parto e retarda uma nova gravidez, “além disso, é mais econômico, pois o leite em pó pode consumir até 40% do salário mínimo, sem falar das idas aos postos de saúde porque a criança vai adoecer mais. O leite materno é uma substância viva de grande complexidade biológica, criado exclusivamente para o bebê, por isso devemos valorizar esse bem nos dado por Deus”, concluiu.

Em seguida a equipe de técnicas do Hospital Amadeu Sá apresentou o trabalho que vem sendo realizado pelo Ambulatório de Incentivo ao Aleitamento Materno, no tocante a orientação e auxilio para mães que estejam com dificuldades de dar de mamar ao bebê. O objetivo é que futuramente seja criado um Banco de Leite no Hospital. Atualmente está sendo feito um convênio com o Hospital Albert Sabin para o atendimento das mães eusebienses.