Prefeito Júnior discute com Detran e DER melhorias para o trânsito na CE-040

quarta-feira | 30/09/2015

O prefeito Júnior participou de uma reunião nesta quarta-feira (30) com a direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Departamento Estadual de Rodovias (DER), com o objetivo de discutir saídas para os problemas no trânsito na CE-040, que corta o município. Participaram também do encontro, o deputado Bruno Gonçalves; o superintendente do Detran, Igor Ponte; o superintendente-adjunto Daniel Barreto; o diretor de Trânsito, Júlio Cavalcanti; o assessor de Trânsito do DER, Raimundo Osci Pinheiro e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel.

No encontro, o prefeito destacou a necessidade da agilização do processo para a construção de duas passarelas na CE-040, observando que as mesmas já foram autorizadas pelo governador Camilo Santana. Uma ficará na altura da empresa Ceará Segurança e a outra próximo ao shopping Eusébio Open Mall. Ele afirmou que o processo se encontra no DER para que seja realizada a licitação. Raimundo Osci, do DER afirmou que vai verificar o andamento do processo para que o mesmo seja agilizado.

Outro ponto da reunião foi com relação ao trânsito na CE-040. A ideia é reduzir os acidentes que estão ocorrendo na altura do Posto Lua, quando veículos que transitam pela avenida Eusébio de Queiroz tentam atravessar a CE para realizar o retorno para Fortaleza. Diversas ideias foram dadas e o Detran ficou de estudar a melhor saída para o problema. Um terceiro assunto tratado foi a abertura de uma via (com a retirada de uma praça hoje existente) por traz do Posto Lua, para que haja um fluxo direto de veículos de Fortaleza ao Eusébio.

O Detran ficou de apresentar o resultado de um estudo que será realizado ao Prefeito no dia 19 de outubro. “Até lá poderemos realizar avaliar uma melhor saída para a questão do trânsito naquela região. Quando a CE-040 foi construída o tráfego era de 5 mil veículos/dia, hoje chega a 50 mil, portanto ela deve ser readaptada a essa nova situação”, disse o superintendente do Detran, Igor Ponte.

O Prefeito Júnior afirma que a reunião foi positiva no sentido de que as demandas do Eusébio sejam atendidas pelos órgãos de transporte e trânsito do Estado. Segundo ele, as passarelas são equipamentos mais do que necessários para salvar vidas e que agora o processo deve andar mais rápido. “O DER está realizando licitações para esses equipamentos e acreditamos que em breve eles estarão sendo instalados na CE-040. Já com relação ao trânsito da CE-040, a direção do Detran nos garantiu que o problema será resolvido em breve, portanto creio que estamos perto de encontrar a melhor solução para aquele problema”, destacou.