Prefeito Júnior inaugura Microgerador de energia e Sala dos Conselhos

sexta-feira | 22/08/2014

A Prefeitura do Eusébio, na manhã desta quinta-feira (21), realizou duas inaugurações de grande importância para o município: um microgerador de energia eólica e uma sala para os Conselhos Municipais, na sede da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA). Com a inauguração, a administração municipal mostrou, mais uma vez, que segue a pleno vapor com a sua vocação de ser um município pioneiro e de ouve a população.

De acordo com o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, o microgerador beneficiará o município em várias vertentes. “O gerador, será movido pela força dos ventos, e irá produzir a energia necessária para o uso da Autarquia. Toda a energia consumida nas dependências deste prédio será gerada de maneira limpa, sem gerar resíduos ou poluição ao meio ambiente”. Além disso, o presidente destacou o custo benefício do novo equipamento. “Este é projeto piloto que, independente da relação custo e benefício financeiro, teremos um retorno ambiental e, futuramente, o prefeito pode analisar e estender a instalação as demais instituições do município”, afirmou.

Luiz Carlos, o diretor presidente da empresa responsável pelo projeto, B&Q Renováveis, esteve no local e falou sobre o microgerador. “Este foi um importante investimento feito pela Prefeitura. Ao longo de 20 anos, este equipamento vai gerar, em torno, de 300 a 400 mil reais de energia. Sobre os reajustes no preço da energia, estamos esperando que em cinco anos ela sofra um reajuste de 50%. Pensando nisso, a prefeitura saiu na frente e vai gerar uma grande economia. Além disso, só este equipamento vai evitar que 472 toneladas de dióxidos de carbonos sejam injetadas ao meio ambiente, a pesar do exemplo que a prefeitura está passando as outras administrações”, disse.

Na ocasião, o Prefeito Júnior afirmou que a economia de energia que o município através do novo equipamento, irá gerar recursos que poderão ser utilizados em benefício a outros setores. “Fora este ponto, o principal a ser citado são os benefícios gerados ao meio ambiente”. Já o vice-prefeito, Paulo César Feitosa, disse que projeto piloto implantado, hoje, no Eusébio, serve de modelo para o Ceará e para o Brasil. “Pessoas de outros municípios e de outros estados estão vindo aqui para copiar. Essa ideia de colocar o microgerador eólico na repartição foi pensando no beneficio financeiro e também na educação ambiental de despertar uma cultura de preservação”, contou satisfeito.

Sala dos Conselhos

Após a inauguração do microgerador, foi inaugurada a sala destinada os Conselhos Municipais. A sala é um espaço onde os representantes debaterão as demandas dos eusebienses e a possibilidade de interlocução com o Prefeito Júnior. Ao todo, o Eusébio conta, hoje, com 14 Conselhos.

“Para nós é uma grande conquista. É onde vamos discutir os assuntos, trazendo os representantes da sociedade civil, discutir as necessidades da nossa comunidade para que possamos formar um conjunto de ideias e por em prática”, disse a presidente do Conselho de Assistência Social e Pessoa com Deficiência, Rejane Márcia. Ela explica que antes, a reunião acontecia em uma sala provisória localizada na Secretaria de Desenvolvimento Social. “Agora está melhor. A sala é específica para os Conselhos, é ampla e tem ar-condicionado, computadores para cada conselheiro. Estamos gratas pela conquista”, finalizou.