Prefeito Júnior inaugurou a Praça da Mangabeira e Academia de Saúde

segunda-feira | 13/07/2015

A comunidade da Mangabeira está em festa com a entrega de dois equipamentos que vão proporcionar lazer e promoção de saúde para a comunidade. Nesta sexta-feira (10), o prefeito Júnior fez a entrega oficial da nova Praça da Mangabeira, denominada Chico Né (Francisco Ferreira da Silva) e a Academia de Saúde Moésio Lopes da Silva. As inaugurações foram prestigiadas pelo Vice-Prefeito Paulo César Feitosa, pelo ex-prefeito Acilon Gonçalves, pelo deputado estadual Bruno Gonçalves, por secretários, vereadores, lideranças e comunidade em geral.

O presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Celso Rodrigues, responsável pela obra da Praça, observou que o projeto foi elaborado por arquitetas da própria autarquia e segue o mesmo padrão da nova Praça do Jabuti, com ambientes para todas as faixas de idade, com parquinho infantil, fonte luminosa, bancos e lixeiras bem distribuídos no espaço.

Em seguida, falou a vereadora Wanda, representante da comunidade que agradeceu a prefeitura pelas duas obras. Ela destacou ter sido a autora do projeto que denomina a Academia e Saúde de Moésio Lopes da Silva, que segundo ela foi morador do bairro e atleta de futebol pela equipe do Uniclinic, tendo sido referência para diversos jovens da localidade, por suas virtudes e altruísmo. “Enalteço esse jovem que não está mais entre nós em nome de seus pais aqui presentes hoje”, frisou.

O orador seguinte foi o vereador Roberto Rocha, que propôs denominar a praça de Chico Né, que na verdade é seu pai. “Nasceu em 1908 e morreu em 1982, foi casado com Maria Zuleide da Rocha e teve nove filhos. Foi o primeiro comerciante e um dos primeiros habitantes da Mangabeira que prestou relevantes serviços à comunidade, como a doação em 1944 de um terreno para a Arquidiocese de Fortaleza para a construção da igreja católica, o Patronato e a Casa Paroquial. Dez anos depois ele doou outro terreno para a construção da Escola Manoel Ferreira da Silva, do Estádio e do Posto da Guarda e Posto de Saúde, e que hoje abriga também a Academia de Saúde e a nova Praça da Mangabeira”, relatou.

O secretário Mário Lúcio destacou que a Academia de Saúde e a Praça fazem parte de um polo multiuso com vários equipamentos agregados e que terá como missão principal a promoção da saúde das pessoas, “A Praça e a Academia se integram e se completam. Esse investimento é um grande incentivo a melhoria da qualidade de vida da população e a Mangabeira fez por merecer receber primeiramente esse equipamento social”.

O vice-prefeito Paulo César Feitosa disse que o projeto da praça feito pela AMMA é fruto do esforço de muitas pessoas, tanto o prefeito Júnior, como o ex-prefeito Acilon que dera ideias, os vereadores Wanda e Roberto Rocha que aprovaram o remanejamento de recursos no orçamento para a obra e os servidores da prefeitura. “A praça e a academia agora é de vocês. Zelem para que sejam preservados, Usem, pois são equipamentos de qualidade”, concluiu.

O deputado Bruno Gonçalves também elogiou a qualidade das obras e solicitou a comunidade que preserve os locais para que sejam utilizados por todos que assim desejarem. O ex-prefeito Acilon Gonçalves afirmou que a prefeitura atua seguindo o cronograma de planejamento elaborado para até 26 anos à frente, e os equipamentos entregues constam no planejamento que visa a qualidade de vida da população.

“Nossa administração já tem 11 anos e estamos construindo a modernidade. Construímos a Escola Paulo Sá, onde era o Centro Comunitário, que já foi duplicada e agora vem a quadra. Toda a Mangabeira foi também asfaltada e em breve será entregue a creche também ampliada, mostrando a importância dessa comunidade para a prefeitura”, comentou.

Fechando a solenidade, o prefeito Júnior destacou o trabalho dos vereadores Wanda e Roberto Rocha em defesa da Mangabeira, no sentido de proporcionar melhores serviços e equipamentos para a localidade. Ressaltou os diversos avanços conquistados pela administração, como transporte gratuito, escola em tempo integral, saúde universalizada e diversos equipamentos e programas que foram ampliados. “Estamos agora numa nova fase de modernidade trazendo melhorias urbanas para nossa cidade”, disse.

Segundo o prefeito, o Eusébio comemora seu aniversário não só com a festa de São João, com quadrilhas e shows, mas com esporte, cultura e inaugurações, durante os meses de junho e julho, como a da Praça do Jabuti, da Mangabeira e a Academia de Saúde.

“Hoje avançamos em diversos aspectos, o Eusébio tem a menor mortalidade infantil do País e vai colocar 100% dos alunos no tempo integral. Não satisfeitos criamos a disciplina Formação Humana e Cidadania, que com certeza vai mudar a história do município e dos cidadãos que aqui vivem”, finalizou.