Prefeito Júnior lança disciplina para formar cidadãos

quinta-feira | 16/01/2014

Em solenidade bastante concorrida, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 16 de janeiro, na Câmara Municipal de Eusébio, o prefeito Júnior fez a apresentação da nova disciplina, lançada de forma pioneira no Estado do Ceará, que constará na grade

curricular das escolas públicas do município neste ano – a Formação Humana e Cidadania. O evento contou com as presenças de secretários municipais, vereadores, educadores, representantes da Polícia Civil e da Ordem dos Advogados do Brasil.

O evento foi aberto pela secretária de Educação, Ivonilde Silva dos Santos, que destacou que a nova disciplina foi planejada a partir de conversas entre ela, o prefeito Júnior, técnicos da Educação e a Assessoria Sobre Drogas do Município. “Pensamos em trabalhar, de forma preventiva, para que tenhamos num futuro próximo, cidadãos éticos, que estejam vacinados contra a criminalidade e contra as drogas e cientes de seus direitos e deveres. Estamos hoje plantando essa semente”, destacou a secretária.

O prefeito Júnior destacou que o projeto é resultado de uma ação conjunta de todas secretarias municipais. “Acreditamos no projeto que estamos implantando hoje. Antes fazíamos esse trabalho de prevenção em campanhas esporádicas que tinham efeitos localizados e temporários. Com essa disciplina teremos um trabalho continuado e com efeitos permanentes. Podem até dizer que esse projeto não trará dividendos políticos, mais isso não me preocupa, pois minha aposta é no futuro, aposto numa nova sociedade com cidadãos de bem que primem pela justiça social”, revelou.

Segundo ele, a nova disciplina não será trabalhada somente nas escolas, mas terá o envolvimento de todas as secretarias em uma ação integrada e das famílias eusebienses. “Formaremos cidadãos para toda a vida, conscientes, que respeitem a família, a cidadania e os poderes constituídos”.

Em 2014, conforme o prefeito, o trabalho em conjunto das secretarias terá continuidade não só com relação a essa nova disciplina, como em projetos nas áreas de Cultura e Esportes, “implodiremos os bairros com diversos projetos levando para as comunidades atividades todos os dias, inclusive nos fins de semana, fazendo com que os cidadãos se sintam felizes e vivam cada vez melhor em nossa cidade”, observou.

Em seguida, o professor João Saraiva, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) pós-graduado em Marketing, com mestrado em Educação pela Unifor e atualmente professor em MBA, fez uma palestra sobre os temas que serão abordados na nova disciplina, dentre elas a “ética, formação humana e cidadania”. Ele destacou as mudanças atuais no mundo e na educação, observando as mudanças nas relações humanas e nos novos processos educacionais.”Hoje, os alunos são mais inquisidores, participam ativamente do processo educacional e não querem mais aulas habituais monótonas, mas sim dinâmicas, prazerosas e contextualizadas que proporcionem um melhor aprendizado”, disse.

O professor, por mais duas horas, fez um amplo apanhado sobre a importância dos educadores e da família no sucesso da disciplina. Ele parabenizou a prefeitura de Eusébio pela iniciativa, afirmando que a partir deste lançamento, outros municípios do

Estado e do País se sentirão motivados a seguir o exemplo eusebiense. “Mudaremos o mundo pela educação e a educação começa em casa, tendo a escola como uma extensão dela”, concluiu.