Prefeito Júnior ministra palestra sobre aleitamento materno

quarta-feira | 21/08/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, deu início nesta quarta-feira (21), no Posto de Saúde da Mangabeira, ao ciclo de palestras a ser ministrado pelo Prefeito Júnior sobre a importância do aleitamento materno exclusivo. O evento faz parte da programação da Secretaria dentro da Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno que está sendo realizada neste mês no município.

Na sua exposição, o Prefeito Júnior observou que o incentivo ao aleitamento materno é uma das preocupações constantes do Executivo, pois a cada ano se renovam as gestantes que necessitam de orientações sobre o assunto. Ele destaca que o aleitamento é um fator de prevenção de várias doenças para o recém-nascido e para a mãe e por isso precisa ser incentivado.

“Anos atrás as grandes industrias de leite em pó massificaram publicidade dizendo que aquele tipo de leite substituia o leite materno, mas não é verdade. Nos primeiros seis meses, a amamentação exclusiva é fundamental para todo desenvolvimento da criança, para que assim se torne uma pessoa mais saudável”, afirma.

O prefeito destacou que além de evitar problemas sérios de saúde, a amamentação logo na primeira hora de vida pode evitar a morte do bebê e da própria mãe. Destaca ainda que o ato beneficia a dentição, amplia o QI da criança e fortalece os laços afetivos entre a mãe e a criança.

“Nos primeiros seis meses o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê, pois a mãe estará repassando para o filho os anticorpos necessários para a saúde dele. Além disso, quanto mais à mãe amamenta mais ela produz leite e quanto mais o bebê mama a mãe não sente dor, pois o leite não acumula. Depois dos seis primeiros meses podem ser acrescentados outros alimentos, como papinhas e frutas para que a criança tenha um desenvolvimento mais saudável” afirmou.

Ele destacou ainda o fator econômico, pois o leite materno não tem custo adicional para as famílias. No fim da apresentação, o prefeito Júnior pediu as cerca de 30 mães presentes a palestra que auxiliem a Prefeitura na divulgação dessa campanha para que mais pessoas saibam a importância do aleitamento materno. “Espero contar com vocês para serem multiplicadoras dessa campanha neste bairro e possamos prevenir problemas futuros de saúde”, frisou.