Prefeito Júnior participa de encontro sobre Polo Tecnológico de Saúde

quinta-feira | 21/11/2013

A Fundação Osvaldo Cruz realizou nesta quinta-feira (21), o Encontro sobre Tecnologias em Plataformas Vegetais, na Assembleia Legislativa do Ceará, que teve como principal tema o Polo Tecnológico de Saúde do Eusébio. O evento contou com a presença do Prefeito Júnior; do Governador do Ceará, Cid Gomes; do Secretário de Saúde do Eusébio, Acilon Gonçalves e do Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Para o governador Cid Gomes, o Polo de Saúde de Eusébio resgata anos de luta dos governantes por projetos estruturantes para o desenvolvimento do Ceará. “O Polo Tecnológico de Saúde é o principal empreendimento de meu governo. Eu terei satisfação, no futuro, de dizer para meus netos que participei desse processo”, destacou.

Segundo o governador, a unidade do Eusébio será primeira plataforma tecnológica do Brasil para produção de medicamentos biológicos a partir de células vegetais, como as da cenoura e do tabaco. “Fruto de uma parceria entre a Fiocruz, a empresa israelense Protalix, e o laboratório norte-americano Centro Fraunhofer para Biotecnologia Molecular”, observou.

O presidente da Fundação Osvaldo Cruz, Paulo Gadelha, disse que o Polo de Saúde, que será instalado no bairro da Precabura, no Eusébio, começa a ser construído a partir de 2014, com investimentos de R$ 310 milhões. Além do Laboratório da Fiocruz, para pesquisa e ensino, e do Instituto Renato Acher, o local abrigará a Fábrica de Vacinas Bio-Manguinhos, que produzirá inicialmente medicamentos para doenças raras como o Taliglucerase Alfa Humana Recombinante, para a doença de Gaucher, e a primeira vacina do mundo a partir de uma planta, contra febre amarela.

O Prefeito Júnior afirmou que o Eusébio recebe esse investimento de braços abertos e que na sua visão vai transformar o município e o Estado em um grande centro mundial de desenvolvimento de produtos farmacoquímicos. “Quero agradecer ao governador Cid Gomes por sua visão de futuro em reconhecer o potencial do Eusébio para receber esse Polo Tecnológico. O governador vem criando um Ceará de oportunidades e vem ampliando o acesso a saúde com a criação de grandes hospitais regionais e outros equipamentos por todo o Estado. Toda população eusebiense espera ansiosa pelas grandes mudanças que virão com esse empreendimento”, destacou.

Segundo o coordenador da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, o pregão para escolha das empresas que construirão as obras físicas do Polo Tecnológico de Saúde será realizada na próxima semana. Já a licitação para a Fábrica da Bio-Manguinhos ocorre em dezembro. A Fábrica será erguida numa área de 88 mil m², onde serão investidos R$ 170 milhões. O início da produção de vacinas deve ocorrer em 2018 e inicialmente serão criados 400 empregos diretos.