Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura alerta sobre cuidados com a saúde em período de chuvas

sexta-feira | 17/02/2017

O período de chuvas é propício para o aumento nos casos de gripes, alergias e viroses, ocasionando também uma forte pressão no serviço público de saúde. A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde recomenda aos cidadãos que, nos casos que a doença não possa ser tratada em casa, o primeiro serviço a ser acessado é o posto de saúde, que conta com toda a estrutura para atendimento dos pacientes. Após o diagnostico médico no próprio posto, se houver necessidade é que o doente poderá ser encaminhado para algum serviço especializado.

A medida tem como objetivo reduzir a grande procura de pacientes ao atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal, o que acabam prejudicando o atendimento de pacientes em situações mais graves. O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, solicita à população que colabore e procure os postos de saúde em casos não urgentes para evitar que os pacientes que realmente necessitam dos atendimentos de urgência sejam prejudicados.

Ele diz que medidas simples pode evitar o adoecimento da população, como tomar bastante água para fortalecer o sistema imunológico; ter uma alimentação saudável, com bastante vitamina C de preferência; lavar as mãos frequentemente; estar com as vacinas em dia; manter os ambientes ventilados evitando proliferação de vírus e bactérias; evitar fumar e inalar a fumaça de fumantes; usar umidificadores de ambiente, mantendo a média de 50%; e expor ao sol lençóis e edredons antes de usá-los, de preferência lavá-los para livrar-se dos ácaros e mofos presentes.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), as alergias atingem, em média, 30% da população mundial na atualizada e especialistas estimam que, até o final do século, metade dos brasileiros deve sofrer com diversos tipos de alergias.