Prefeitura capacita cidadãos para a elaboração do Plano de Saneamento Básico

terça-feira | 19/08/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Obras, realizou nesta terça-feira (19), na sede da Secretaria de Educação, a capacitação dos “atores sociais”, que são membros da sociedade civil escolhidos durante as três plenárias realizadas nas comunidades (Sede, Jabuti e Mangabeira), sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

A oficina é uma ação de caráter mobilizatório e de emponderamento sobre o processo de elaboração do PMSB de Eusébio e objetiva capacitação e o envolvimento direto desses agentes nas diferentes etapas de elaboração do Plano e nas atividades de mobilização social.

Segundo o Prefeito Júnior, a capacitação dos atores sociais se apresenta como aspecto imperativo para processo participativo do PMSB. “Para que a participação seja efetiva, todos os envolvidos devem compreender e apreender sobre os temas que integram o PMSB, permitindo assim o nivelamento do conhecimento e a conseqüente qualidade da participação nas outras etapas do Plano”, observa.

As atividades da oficina são conduzidas pelos técnicos da empresa Consducto, vencedora da licitação realizada pela prefeitura, Fernando Barbosa e Carlson Cabral. No encontro foram discutidos os quatro componentes do saneamento básico, os conceitos e a importância do Plano de Saneamento Básico Municipal.