Prefeitura conclui obra de acesso ao Hospital Amadeu Sá realizada em parceria com o Shopping Eusébio

terça-feira | 17/12/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, reformou a pavimentação da Rua Carlito, via que fica ao lado do Shopping Eusébio e que dá acesso a importantes equipamentos da área de saúde do município, entre eles; o Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, a Policlínica Dr. Acilon Gonçalves e o Centro de Especialidades Odontológicas Dra. Berenice Gonçalves. A obra foi realizada em parceria com o Shopping Eusébio, que preparou todo o terreno e a Prefeitura fez o pavimento, beneficiando todos os cidadãos.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sebastião Albuquerque, a Prefeitura fez o pavimento das calçadas com piso intertravado de 4 cm, com consistência adequada ao pedestre. Já o pavimento da pista de rolamento pode receber o fluxo de veículos leves e pesados, pois foi feito com uma resistência bem maior, para não comprometer o tráfico dos veículos. “Estamos com condições para futuramente fazermos mais pavimentos desse tipo em outros locais da cidade. Além questão estética, os pisos possuem a função de resistir e distribuir ao subleito os esforços aplicados sobre eles, além de melhorar as condições de rolamento e segurança”, disse.

A pista também recebeu sinalização realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Conforme o presidente da Autarquia, Ocleilson Lima, foi elaborado um projeto para a região e executado de imediato, tão logo a obra ficou concluída. “Tivemos várias preocupações, como paradas recuadas, vagas para deficientes e idosos, estacionamento paralelo, placas e sinalização vertical e horizontal.

O prefeito Acilon Gonçalves frisou que um dos grandes benefícios do uso desse pavimento é a questão da sustentabilidade. “Os ganhos ambientais na comparação com o uso do asfalto são enormes.Isso porque o processo de fabricação consome menos energia que o derivado de petróleo. Além disso, o material é permeável, o que possibilita maior rapidez no escoamento da água da chuva para o solo.Outro fator voltado à sustentabilidade é a capacidade de reflexão de luz do pavimento intertravado. O que permite, ainda, economia de energia elétrica da iluminação pública”, ressalta.

Acilon destaca, ainda que outra grande vantagem é que o piso intertravado pode ser removido tranquilamente e reutilizado sem ser quebrado. “Isso elimina a necessidade de quebrar o asfalto para a passagem de tubulações de água, cabos elétricos e subsistemas de infraestrutura quando uma manutenção for necessária.Essa e a maneira de administrar de olho da sustentabilidade e buscando parcerias com o setor privado. Tudo foi feito com respeito aos diversos segmentos, como crianças, idosos e deficientes, com rampas de acesso aos equipamentos, estacionamento e sinalizações,” conclui o chefe do Executivo.