Prefeitura convoca beneficiários do BPC a se inscreverem no Cadastro Único

quarta-feira | 21/11/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está convocando todos os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o Beneficio da Prestação Continuada (BPC) a comparecerem ao Setor do Cadastro Único, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, para se inscrever no Cadastro Único. O prazo final para esse procedimento vai até o dia 31 de dezembro próximo. Caso o beneficiado não faça seu cadastro poderá ter o benefício suspenso.

Conforme relatório emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, são 690 beneficiários do BPC no Eusébio que precisam estar inscritos no Cadastro Único. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, qualquer pessoa que resida com o beneficiário e seja maior de 16 anos pode solicitar a inclusão sem a presença do mesmo. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.

A inserção do beneficiário do BPC no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi determinada pel Portaria Interministerial n° 5/2017. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a medida cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e vai aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais. O Cadastro Único é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, e um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas.