Prefeitura dá esclarecimentos sobre as rotas da Coleta Seletiva

sexta-feira | 10/01/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), e sua Coordenação de Coleta Seletiva, informa à população que após o período de recesso no Sistema de Coleta Seletiva, ocorrido no final de dezembro, as rotas para a coleta dos resíduos recicláveis nas residências estão retornando à normalidade até a próxima semana.

Diante do acúmulo de materiais recicláveis o processo teve que ser alterado. “Os caminhões realizam a coleta em dois bairros por dia, mas nesta semana está sendo possível fazer em um, mas é uma fase passageira, que logo se normalizará” afirma a coordenadora de Coleta Seletiva, Jaíres Lima.

“Pedimos a compressão da população, pois estamos também em período de adaptação devido ao atendimento 100% da cidade. Temos novos bairros sendo atendidos e isso acarreta um trabalho redobrado. Mas queremos agradecer a adesão maciça da população ao projeto, que têm a frente a Associação de Catadoras e Catadores de Materiais Reciclados do Município de Eusébio (ACCEU),” disse o presidente da AMMA, Túlio Studart.

O Sistema de Coleta Seletiva de Eusébio beneficia 44.643 pessoas, em 23 bairros e produz 58.406,428 kg de materiais recicláveis por semana. A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, ao qual a coleta seletiva está associada, Stela Barros afirma que a AMMA está dando todo suporte a Associação para que as rotas retornem o mais breve possível a normalidade.

O prefeito Acilon Gonçalves argumenta que com 100% da cidade coberta com a coleta, o aumento da demanda era esperado. Ele afirma que logo-logo o processo retomará seu fluxo normal. “Os catadores também estão com muito material de trabalho no Galpão e estão trabalhando diuturnamente para agilizar o processo e assim ampliar a coleta nos bairros. Mas estamos felizes, pois conseguimos atingir uma maior conscientização ambiental dos moradores que estão vendo a importância da coleta para a melhoria da qualidade de vida”, pontuou.