Prefeitura dá esclarecimentos sobre o pagamento das bolsas do estudo do Programa Estudante Padrão

quarta-feira | 31/01/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio reuniu nesta terça-feira (30), no auditório da Escola Neusa Freitas e Sá, os pais e responsáveis dos 94 alunos os premiados pelo Programa Estudante Padrão (PEP), em 2017. O objetivo do encontro foi dar esclarecimentos sobre o tramite bancário para o pagamento da primeira parcela da Bolsa de Estudo, que os alunos premiados farão jus durante este ano.

O prefeito Acilon Gonçalves afirmou que a prefeitura está conseguindo driblar a burocracia que a operação necessita e pediu apoio dos pais que entreguem os documentos necessários para agilizar o processo. Segundo ele, dos 94 alunos, 40 precisam que os pais providenciem até quinta-feira a documentação. “Em seguida, é só esperar o sinal do Setor de Recursos Humanos para irem ao banco abrir uma conta poupança dos alunos premiados. Eles então poderão receber o recurso mensal cujo pagamento se dará em 12 parcelas de R$ 200,00”, frisou

Detalhou que banco quer limiar a abertura de contas em 10 por dia, mas a Prefeitura vai solicitar que agilize o processo dobrando esse número. “Vocês vão receber um cartão para sacar o dinheiro e espero que no máximo, após o carnaval todos tenham recebido o valor de Janeiro”. Segundo Acilon o dinheiro já está do banco só esperando que essa questão burocrática seja resolvida.

Ele afirmou que por todo esse mês de fevereiro a prefeitura vai escolher pelo menos 100 alunos para integrarem os programas em Exercício da Cidadania (JEC) e Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC) que são voltados para crianças e jovens em dificuldades.

Ele lembrou que vai mandar para a Câmara até o meio do ano, um projeto permitindo que cada aluno premiado pelo PEP, possa continuar recebendo a Bolsa, mesmo em salas não contempladas com o programa, caso permaneça como o melhor da classe. Disse que a meta para 2019 é premiar alunos do 2º ano.

O PEP é destinado aos melhores alunos de cada turma do 5º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, com o objetivo de incentivar o melhor desempenho escolar. O evento foi realizado no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá com as presenças do Prefeito Acilon Gonçalves, da secretária de Educação, Goretti Martins, vereadores, comunidade escolar, técnicos da Secretaria, pais e alunos.

O projeto, além de promover a cultura de paz, fomentando o respeito à vida e a dignidade de cada ser humano, faz com que os jovens possam colaborar com a Educação do Município, participando de atividades de monitoria, duas horas diárias no Tempo Integral para ensinar aos colegas como eles podem ser melhores.

Constituem objetivos do Programa: a promoção da cultura de paz; o combate a todo e qualquer tipo de preconceito; o desenvolvimento das aptidões individuais dos alunos; o incentivo ao Protagonismo Juvenil; oferecer atividades que permitam enriquecer o tempo extracurricular dos educandos e estimular o envolvimento dos alunos em atividades colaborativas.

Para fazer jus a premiação: os alunos devem atender alguns requisitos, como ter assiduidade e pontualidade, com no mínimo 75% de frequência, ressalvados os casos de atestados médicos; ter um bom relacionamento com os colegas de sala, núcleo gestor e toda comunidade escolar; trabalhar bem em grupo, cumprindo as atividades escolares e manter envolvimento com os projetos e atividades da escola e apresentar aprendizagem satisfatória na leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático.